sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

São Paulo busca voluntários para estudo sobre HIV

Secretaria de Saúde de São Paulo busca voluntários para pesquisa sobre HIV 
Material originalmente publicado por Hélio Filho, dia 26/01, no site Mix Brasil

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo está buscando 25 pessoas, voluntárias, para testes clínicos de fase 1 de duas vacinas de uma pesquisa internacional de combate ao HIV. Quem quiser participar deve ter entre 18 e 50 anos, ser saudável e não ser portador do HIV. Homens devem ser circuncidados. Todos devem morar na região metropolitana de São Paulo.

Uma parceria entre o Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o estudo é realizado ainda em Lausanne, na Suíça, e nas cidades peruanas de Iquitos e Lima. Os resultados serão compartilhados com a rede mundial de testes HIV Vaccine Trials Network (HVTN), sediada nos Estados Unidos.

Para se inscrever, os interessados devem procurar a Unidade de Pesquisa de Vacinas Anti-HIV, na sede do CRT DST/AIDS, que fica na Rua Santa Cruz, 81 – Vila Mariana. O telefone de lá é o (11) 5087-9915 e o e-mail é o vacinas@crt.saude.sp.gov.br.

UGANDA: Activista LGBT é morto

O material a seguir foi publicado originalmente no site Portugal Gay, dia 27/01.


O ativista David Kato que fez campanha contra a lei anti-homossexualidade no país terá sido espancado até à morte. O relato é da BBC que indica que a polícia já confirmou a morte de David Kato, embora sem indicar as circunstâncias exactas da mesma. No ano passado um jornal do Uganda tinha publicado fotografias e moradas de várias pessoas indicando que seriam homossexuais e com a manchete: Enforquem-nos.

David Kato era uma dessas pessoas e abriu um processo contra o jornal e o tribunal deu-lhe razão há algumas semanas atrás condenando a publicação por violação da privacidade Os atos homossexuais são ilegais em Uganda, com penas que podem ir até aos 14 anos de prisão. Um projecto de lei que aplicaria a pena de morte em algumas circunstâncias ficou em espera no parlamento depois de críticas drásticas a nível internacional. O país com 30 milhões de habitantes está situado junto ao Lago Vitória e depende fortemente da ajuda internacional mesmo para as necessidades mais básicas. Testemunhas disseram à BBC que um homem entrou na casa de Kato, perto de Kampala, e o espancou até a morte antes de sair.

Curitiba registra dois assassinatos de travestis em menos de 48 horas

                    

Conforme material publicado por Hélio Filho no site Mix Brasil (dia 27/01), a Polícia Civil de Curitiba está investigando os assassinatos de duas travestis mortas nas últimas terça, 25, e quarta-feira, 26. Na terça, os policiais encontraram o corpo de Natasha, nascida João Leandro Rosário dos Santos, 26. Ela estava no canteiro da Avenida Juscelino Kubitschek, Vila Santa Helena, na Cidade Industrial, e foi morta com pedradas na cabeça.



Já a vítima de quarta-feira foi morta a tiros no Boqueirão, na divisa com São José dos Pinhais. O corpo foi encontrado por volta das 11h, em meio a entulhos de lixo próximo à entrada do Parque Náutico e à ponte do Rio Iguaçu. Ela estava com a calcinha abaixada até os joelhos e sem identificação. O rosto ficou desfigurado. 

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Supremo votará casamento gay em fevereiro


Material originalmente publicado no site "Mix Brasil", dia 22/01, por Marcelo Cia.

De forma discreta, quase silenciosa, tramita no Supremo Tribunal Federal, o órgão máximo do poder judiciário brasileiro, um processo movido pelo governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral que pede mudanças na lei do casamento para que homossexuais também possam se casar judicialmente. O pedido do governador foi feito em 2008 e é simples: ele pede que os funcionários homossexuais do Estado do Rio possam se casar para que lhes sejam equiparados direitos dados a casais heterossexuais (pensão, previdência, auxílio moradia, financiamentos especiais...). 

Ao propor tal processo, Sergio Cabral sabia que caso o Supremo aprovasse seu pedido, automaticamente TODOS os brasileiros gozariam da decisão, já que decisões do Supremo são válidas para todo território nacional sem possibilidade de recurso. O pedido está em fase final de conclusão e será votado em plenário no mês de fevereiro. E, melhor de tudo, a chance de ele ser aprovado é enorme.

Homossexuais recebem ameaças e são agredidos em condomínio em SP


Material originalmente publicado no site " A Capa", por Paco Listó, dia 21/01/11.

Ao menos 12 moradores do Edifício Marfim, condomínio de classe média alta localizado à rua Bela Cintra, em São Paulo, têm sido vítimas de constantes ameaças e agressões por parte de outro morador do local, o office-boy Thiago da Silva Vallin, de 25 anos.
No último domingo (16), por volta das 21h, Thiago agrediu o morador M.C.L., de 53 anos, que precisou ser atendido no pronto-socorro da Santa Casa, onde levou seis pontos no supercílio. A vítima fez um B.O. no 4º DP, na Consolação, e ainda prestou queixa na Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) na tarde da última terça-feira (18).
M.C.L. conta que vem sendo agredido verbalmente por Vallin desde outubro, quando procurou a síndica do condomínio, a qual, segundo ele, ignorou a gravidade do caso. Com ajuda da voluntária da ONG Casarão Brasil, Annabella Andrade, os moradores denunciaram o caso à Defensoria Pública do Estado de São Paulo e também à Nossa Casa, administradora do condomínio.

Bullying, uma triste realidade a ser quebrada

O seguinte material foi publicado originalmente por Paulo Basile, no site "A Capa", hoje 24/01/11. Trata-se de um texto que o mesmo publicou na edição nº 37 da revista A Capa. O bullying é uma triste realidade da qual não podemos nos esquivar de combater, seus efeitos destrutivos deixam marcas severas em suas vítimas, não raro em alguns casos mais extremos há quem não suportando a situação de humilhação, pressão e preconceito, não consiga mais encontrar estímulos para continuar com sua vida. Falo isso baseado em algumas outras notícias que já havia acompanhado anteriormente sobre o tema. Nunca é demais chamar atenção para uma tomada de atitude que quebre com essa realidade que tem afetado muitos de nós LGBT's

  Bullying: Uma Brincadeira de Mau Gosto 

O bullying é um dos mais sérios problemas recorrentes em escolas e universidades, e sua questão vai muito além de agressores e vítimas "Começaram a surgir vários apelidos ridículos e eu não tinha mais amigos, vivia me escondendo. Quando terminava a aula, ia embora direto para casa, na maioria das vezes chorava para minha mãe dizendo que não queria ir mais. Tive que mudar de escola por ser chamado de 'viadinho' por vários moleques, foi muito humilhante". O relato da adolescência do administrador Ricardo Almeida,