segunda-feira, 28 de julho de 2008

Linfogranuloma Venéreo (LGV) Uma infecção sexualmente transmissível em crescendo na Europa

disponível em:
http://www.ilga-portugal.oninet.pt/glbt/glbt_saude.htm

A Unidade de DST do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) e a Associação ILGA Portugal lançam a primeira campanha de prevenção e rastreio do Linfogranuloma Venéreo (LGV) que inclui aquele que é o primeiro desdobrável em Português sobre esta infecção sexualmente transmissível (IST).

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são um dos mais importantes problemas de saúde pública em todo o mundo sendo o seu combate uma prioridade da OMS. Estas infecções estão a aumentar sendo co-factores na infecção pelo VIH e responsáveis por infecções agudas ou crónicas e morte. Entre elas o LGV, que pode causar lesões graves no ânus e nos genitais se não for tratado precocemente com antibióticos.
O LGV é frequente em regiões da África, Ásia e Caraíbas, sendo até há pouco tempo raro na Europa. De momento a maioria das pessoas em risco de contrair o LGV são pessoas que têm sexo sem preservativo.

Em Portugal não se conhece o número de casos reais de ISTs uma vez que não existe um sistema consistente de vigilância epidemiológica com apoio laboratorial de qualidade. Mais, algumas ISTs são assintomáticas, pelo que não se sabe ao certo quantos portugueses são portadores de uma IST como o LGV. No entanto a elevada prevalência do VIH parece indicar que existem números elevados das outras ISTs.
A informação, a prática de sexo seguro e o rastreio (principalmente após um corportamento de risco) são os únicos meios que podem impedir a transmissão e as complicações de ISTs como o LGV. É neste sentido que a Unidade de DST do IHMT e a Assoc. ILGA Portugal estabeleceram uma parceria que já se materializou na produção e distribuição de um desbobrável com informação sobre o LGV e dentro em breve iniciarão o primeiro rastreio de LGV em Portugal, como forma prevenir e diagnosticar possíveis indivíduos com LGV.

Parte deste material informativo resultou da tradução e adaptação do desdobrável “LGV: An infection growing among gay men”, com autorização da Terrence Higgins Trust , contou com o apoio financeiro da Unidade de DST do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa e com o design da responsabilidade de Moonbase, pode ser obtido no CCGLL ou no site da Ilga

Nenhum comentário: