sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

29 DE JANEIRO - DIA DA VISIBILIDADE TRANS



Comemorações por todo país marcam o dia Nacional da Visibilidade Trans


De 29 de janeiro a 05 de fevereiro de 2010


O Casarão Brasil comemora o inicio de 2010 com a Semana da Visibilidade Trans.

A comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância do respeito à diversidade sexual, tendo como prioridade o Movimento Trans, que representa as travestis, as transexuais e as trangêneros.

A semana da Visibilidade Trans foi instituída no ano de 2004 pelo Congresso Nacional, através do Ministério da Saúde, que lançou a campanha "Travesti e Respeito" comemorada sempre no dia 29 de janeiro. A idéia é de sensibilizar educadores e profissionais de saúde do Brasil e trabalhar também a auto-estima das (os) transexuais.

Unidos pela mesma causa o Casarão Brasil – Associação GLS, Centro de Referência da Diversidade – CRD, Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual – CADS, Associação da Parada do Orgulho de São Paulo – APOGLBT, e Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem – ABAPC.

O evento continuará até 5 de fevereiro com mais atrações que acontecerão no Casarão Brasil e no Centro de Referência da Diversidade.



A hostess convidada para abrir o evento será Marcela Volpe, pois no dia Nacional da Visibilidade Trans, Claudia Wonder, orientadora sócio cultural do Casarão Brasil e curadora do evento recebe uma homenagem no Rio de Janeiro pela exibição do filme “Meu Amigo Claudio” no cine Odeon, seguido de debates e também comemorando a data.






Studio Butterfly - Video

O vídeo Studio Butterfly é o resultado do projeto de pesquisa: As dobraduras da matéria. Uma pesquisa poética do metamorfismo no corpo da travesti que foi contemplado pela Bolsa Vitae de Artes em 2005.

O Studio Butterfly funcionou durante aproximadamente um ano e meio, em uma pequena sala de um edifício comercial no centro de Salvador, ele foi pensado como um ponto de encontro para as travestis. O local foi instalado em uma área onde elas viviam e trabalhavam.

No Studio, as travestis levam suas fotos antigas e recentes, junto a familiares, amigos e amores, sentadas na “Poltrona dos Afetos, contam algumas historias de vida, registradas em vídeo.

““Se os movimentos que compõem essas existências são breves, descobri com as travestis a beleza maior da fabulação, que imortaliza a vida” – Studio Butterfly


Virginia Sousa de Medeiros


Professora e mestre do Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais: Cultura e Criação na faculdade SENAC. Virginia foi premiada pelo Programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2005-2006, Bolsas Vitae de Artes 2003 e o Prêmio Copene de Cultura e Arte 2001. Exposições coletivas 2001 Instalações, MAM-BA, Salvador, Brasil. Apropriações / Coleções, Santander Cultural, Porto Alegre, Brasil. Paradoxos Brasil, Itaú Cultural, São Paulo, Entre o Público e o Privado: Transições na Arte Contemporânea, Dragão do Mar, Fortaleza, Brasil. 27ª Bienal Internacional de São Paulo Como Viver Junto, Pavilhão da Bienal, São Paulo, São Paulo, Brasil. Sonhos Explícitos, 5ª Semana de Artes Visuais de Recife – SPA, Recife, Pernambuco, Brasil. É claro que você sabe do que eu estou falando? Galeria Vermelho, São Paulo, Brasil. Residências Artísticas La Chambre Blanche, Québec, Canadá em 2007 e Women for Peace, Díli, Timor-Leste em 2009.


ODIR GRECCO

Atuou como diretor de arte em agências no Brasil e América Latina e ampliou sua experiência como diretor de comerciais por mais de 10 anos.

Em 1990 passou a se dedicar a pintura e projetos gráficos.

No ano de 2004, realizou sua primeira exposição individual, participando depois de mostras coletivas e outras exposições.

Em 2007, ao participar do VII Circuito Internacional da Arte Brasileira, teve seus quadros expostos na Áustria, Pequim e Bangkok.

Hoje, dedica-se exclusivamente a pintura de retratos em óleo sobre tela, usando o realismo como uma técnica.


DUAS VERDADES – Óleo sobre Tela



Em um universo extremamente particular o artista achou o tema da atual exposição.

O universo ambíguo dos travestis.

Sob o impacto e a reflexão das obras de Goya, em especial as telas “La Maja Desnuda” e “La Maja Vestida” ele quis retratar a realidade impiedosa, habitada por pessoas de físico fora do comum, mas ainda assim humanas.

Seria este retrato um mito da sexualidade contemporânea, que toma forma através de implantes e máscaras cosméticas? Ou seria apenas um ser humano que morou durante certo período nos meandros da cabeça do artista?

Ficam, então, as perguntas:

Em que período anterior da arte já foi pintado um travesti?

Segundo os cânones da anatomia e da pintura clássica, é belo ou feio um travesti?

“Muito bem, se é um quadro ou objeto de estudo não importa. Os retratos estão feitos. Pintados em óleo sobre tela e com todos os atributos á mostra”, conclui ODIR GRECCO.



Visibilidade + Respeito = CIDADANIA - Fotografia


Barry Michael Wolfe – Fotógrafo

Barry Michael Wolfe começou a fotografar as travestis em 2005. Através de suas fotos-retrato assinados “by Michael”, Wolfe explora as raízes da discriminação enfrentadas pelas travestis e suas conseqüências, tais como exclusão social, tráfico humano e escravidão, exploração sexual e pedofilia, violência, praticas de medicina clandestina, abuso de drogas e DST/AIDS.



Suas primeiras exposições "Retratos de uma Cidade Escondida” e “Retratos de um Universo Escondido" em 2007 e 2008 no condomínio Conjunto Nacional teve a parceria do Instituto Cultural Barong e o apoio da Agência de Notícias da AIDS, Programa Municipal de DST/AIDS de São Paulo e Secretaria Especial para Participação e Parceria de Assuntos de Diversidade. A Mostra de 2007 com o apoio do Programa Estadual de AIDS, Prudence e Labtec. A Mostra de 2008 contou com o apoio do Programa Nacional de AIDS e Gel Semina.

A exposição "Retratos da Luta Contra AIDS - Elas Fazem a História" contou com o apoio do Programa Municipal de DST/AIDS para comemorar a re-inauguração do SAE Campos Elíseos em 2008.



A exposição “Pesquisas do Olhar Homocultural” no Museu de Arte Contemporânea – MAC USP em Setembro de 2008 contou com apoio da Associação Brasileira de Estudos de Homocultura – ABEH.



Nascido na Escócia e radicado no Brasil desde 1986, Wolfe é formado em direito internacional e criminologia nas faculdades de Cambridge, Yale e Edimburgo. Seu trabalho profissional como advogado sempre foi proteger os direitos e fazer a justiça de pessoas sem proteção. Suas fotos, distribuídas gratuitamente às travestis que muitas vezes enviam para as famílias, sendo estes os únicos registros dignos que elas possuem delas próprias. O que começou com um projeto fotográfico de conscientização através da arte, evoluiu em quatro anos para SOS Dignidade, movimento multidisciplinar de resgate dos direitos humanos.


Em Agosto de 2009, SOS Dignidade foi homenageado, premiado pelo trabalho de inclusão e valorização da Diversidade, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, pelo Sindicato de Radialistas e a Comissão de Direitos Humanos do Estado de São Paulo.


“E no contato com as diferenças que nos tornamos pessoas melhores.”, conclui Claudia Wonder



Realização:




Serviço:

Evento / Data de abertura: 29 DE JANEIRO 2010 – DIA NACIONAL DA VISIBILIDADE TRANS.

Exposição: “Artes Multimídias Sobre Travestis e Transexuais no Brasil”

Tema: Travestis e Transexuais do Brasil.

Quadros em Óleo sobre Tela de Odir Grecco

Exposição de fotos de Barry Michael Wolf

Vídeo Depoimento de Virgínia Souza de Medeiros


Curadoria: Claudia Wonder – Orientadora Sócio Cultural do Casarão Brasil

Presidente do Casarão Brasil: Douglas Drumond.

Local:

Casarão Brasil

Rua Frei Caneca, 1057

Data: 29 de janeiro – sexta-feira

Horário: a partir das 19 horas todos os dias do evento.
Tel. 11 3171.3739

contato@casaraobrasil.com.br

www.casaraobrasil.org.br

Local:

Centro de Referência da Diversidade

Rua Major Sertório 292 / 294 – esquina com Rego Freitas - próximo metro Republica

Tel:11 3129-7764



Mais informações:

Assessoria de imprensa do Casarão Brasil

Daniel Almeida

Almeida Assessoria de Comunicação

11 3973.2050

11 7613.5447

almeida.assessoria@ajato.com.br


Aos amigos jornalistas que precisarem de fotos em alta, por favor, entrem em contato.

Lista de imprensa para o evento enviar o nome completo e o veiculo para almeida.assessoria@ajato.com.br, obrigado!

EUA: 66 mil homo e bissexuais estão no exército

>>Governo americano já gastou US$ 500 milhões com a expulsão de militares assumidos.

Conforme material recentemente publicado pelo site Do Lado, dia 28/01, um estudo divulgado na terça-feira (26) aponta que 66 mil militares entre homo e bissexuais integram o exército americano.

Deste total, aproximadamente 13 mil estão em atividade – sendo 43% de lésbicas – e 53mil são reservistas. Juntos representam apenas 2.2% do exército dos EUA.

O número é considerado grande já que a política “DADT – Don’t Ask, Don’t Tell (Não Pergunte, Não Fale)” do serviço militar americano pede que gays, lésbicas e bissexuais mantenham a sexualidade em segredo.

Os custos em expulsar militares que assumem a sexualidade também foram levantados pelo estudo: cerca de 43 mil dólares por pessoa, totalizando absurdos 500 milhões de dólares desde 1994, quando a política DADT foi implementada.

Os dados são da Williams Institute, uma empresa americana de pesquisas com foco em questões LGBT

Pastor usa pornografia gay para apoiar lei homofóbica em Uganda

>>Projeto de lei prevê a pena de morte para homossexuais.

Segundo informações publicadas recentemente pelo site Do lado, dia 28/01, em uma medida desesperada para apoiar a lei anti-homossexualidade que aguarda aprovação em Uganda, o pastor Martin Ssempa exibiu imagens de um filme pornô gay durante um evento em Kampala na última semana.

O público se sentiu enojado com as imagens e a maioria foi embora antes que o pastor começasse a apresentação sobre os ex-gays Paul Kagaba e Sandrah Baggotte, principais atrações do evento.

“Ambos foram convidados para validar a teoria do pastor que defende a cura da homossexualidade,” revelou o jornal Monitor.

De acordo com informações, o evento também tinha o intuito absurdo de idolatrar David Bahati por ter elaborado o projeto de lei e transformar Uganda em um lugar melhor.

A decoração do evento foi marcada por cartazes com mensagens homofóbicas e de apoio à lei.

Ssempa demonstrou total apoio para a versão mais pesada da lei que prevê a pena de morte para os homossexuais.

Britânicos estão mais tolerantes com os homossexuais

Uma pesquisa financiada pelo governo britânico apontou que as pessoas se tornaram mais tolerantes com a homossexualidade nos últimos 30 anos, asim consta em recente material publicado pelo site Do Lado, dia 28/01.

Ainda segundo o site, a pesquisa entitulada Comportamento Social Britânico entrevistou 4.486 adultos em 2008, que foram questionados sobre diversos aspectos sociais.

De acordo com os resultados, 36% dos entrevistados pensam que sempre ou na maioria dos casos a homossexualidade é algo errado.

A mesma pesquisa, quando realizada em 1983, apontava que 62% tinham essa opinião.

Do outro lado há os entrevistados que nunca consideraram a homossexualidade algo errado, representando 39% dos entrevistados.

O homossexual Michael Cashman, membro do Parlamento Europeu e antigo ator do seriado “EastEnders”, conversou com a BBC sobre o assunto, elogiando as atitudes dos políticos em mudarem as leis favorecendo os homossexuais mas ressaltou a importância de não se acomodar.

“Ainda existe muita intolerância. Um exemplo é a votação realizada no Parlamento Britânico contra a igualdade de direitos.”

Cashman elogiou o movimento Stonewall e o ativista de direitos humanos Peter Tatchell na luta pela visibilidade e inclusão dos homossexuais, mas lembrou que as conquistas não vieram de graça: “Mesmo 12 anos atrás ser gay ainda era ilegal. Você só podia transar com outros homossexuais em locais escondidos.”

A homofobia presente nos jornais foi apontada pelo ator como um dos fatores que mais contribuiram para o comportamento preconceituoso da sociedade. O ex-editor do tablóide The Sun, Kelvin MacKenzie, comentou o assunto.

“Na minha época a homossexualidade das celebridades era um furo de reportagem. Hoje em dia o oposto é verdadeiro. Se alguem é gay, não chega nem a ser pauta de matérias,” revelou MacKenzie que esteve no comando do The Sun de 1981 a 1994.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Prefeito de Moscou diz que Parada Gay é ato satânico

Nesta semana, o prefeito de Moscou, Yuri Luzhkov se mostrou contra a realização das paradas gays e afirmou que eventos desse é um "ato satânico", assim foi publicado pela Redação do site A Capa, dia 26/01.

"Há anos que Moscou é alvo de uma pressão sem precedentes para receber uma parada gay, algo que só pode ser chamado de ato satânico. Mas não aprovamos, nem aprovaremos mais adiante tais desfiles", disse o prefeito, durante a abertura de um evento da Igreja Ortodoxa em Moscou.

Apesar das represálias, representantes do movimento gay de Moscou pretendem realizar a parada no dia 29 de maio.

"Não temos intenção de desistir de nossos planos. No dia 29 de maio realizaremos em Moscou a quinta ação de orgulho gay desde 2006", declarou Nikolai Alexeyev, organizador desse evento na capital russa.

Yuri Luzhkov declarou que se for preciso, contará com a ajuda da lei para impedir a Parada. "Faz tempo que chegou a hora de acabar com algumas marcas da sociedade com todo o peso e a justiça da lei, em vez de falar de direitos humanos".

Para Nikolai, as atitudes do prefeito não surpreendem. "Yuri Luzhkov diz o mesmo ao longo dos últimos cinco anos".

Para Igreja Católica, gays querem adotar para abusar sexualmente das crianças

Conforme material divulgado no dia 22/01, pela Redação do site A Capa, após a Cidade do México ter aprovado lei que iguala os direitos dos homossexuais aos dos heterossexuais, incluindo aí a adoção, uma forte campanha dos setores conservadores teve início.

A primeira partiu do partido conservador Ação Nacional, que declarou que a lei é "ruim", pois as crianças que vierem a serem adotadas pelos casais homossexuais irão sofrer forte preconceito da sociedade. Agora, o novo ataque surgiu da Igreja da Católica.

Para os representantes da Igreja Católica do México os homossexuais querem adotar "com o perverso propósito de usar as crianças para pornografia infantil, abuso sexual, prostituição e outras coisas". Pasmem.

As pesadas afirmações da instituição católica foram feitas em um comunicado chamado "Sobre a fé", publicação da Arquidiocese do México. Cinicamente, no documento eles alegam serem contrários a homofobia, mas se colocam contra a adoção, visto que a relação homossexual é uma perversão.

Além do já citado acima, o artigo a respeito da adoção fala o seguinte: "Por mais bem intencionados que sejam alguns "pais" homossexuais, o seu estilo de vida afetará de muitas maneiras as crianças. Pois, as crianças costumam dizer: quando crescer quero ser igual ao meu pai. E, estas crianças com pais homossexuais, em que irão se espelhar? Quererão usar gliter? Se maquiar? Dormir com outros homens?".

Nova constituição do Nepal legaliza união civil gay

Segundo material publicado originalmente pela Redação do site A Capa,no dia 22/01, o Nepal, em sua nova constituição, irá garantir direitos às lésbicas, gays, transexuais, bissexuais e intersexos. Com isso, o Nepal se torna o primeiro país da Ásia e um dos primeiros do mundo, no que diz respeito aos direitos LGBT inscritos na constituição. A medida é uma promessa feita em 2008 pelo Supremo Tribunal nepalense.

A nova constituição passa a valer a partir da próxima primavera (Março) nepalense e garantirá a união civil gay entre pessoas do mesmo sexo. A população trans e intersexo poderão se registrar como um "terceiro sexo" nos documentos oficiais.

Tal mudança pode ser considerada uma das maiores do país, que até 2007 criminalizava a homossexualidade. Com a queda da monarquia e implantação de um regime pluripartidário os avanços sociais tiveram inicio no país, que se torna um dos poucos do mundo a garantir, em sua constituição, direitos à comunidade LGBT.

Grupo religioso da Austrália em prol do casamento gay

>>Quakers não concordam com discriminação e decidiram agir.

O grupo religioso protestante da Austrália, os Quakers, começou a agir para pressionar os governantes do país a reconhecerem o casamento entre homossexuais, assim foi publicado no site Do Lado, dia 26/01.

Ainda segundo o site,a novidade foi divulgada durante o encontro anual do grupo, realizado na primeira quinzena de janeiro em uma escola da cidade de Adelaide.

Entre as ações, o grupo decidiu colocar em prática a “celebração do lado espiritual do casamento gay”.

“O Quakers da Austrália celebrou o primeiro casamento gay em 2007, e a busca por igualdade de direitos em tais uniões é consistente com as nossas crenças espirituais,” revelou a presidente do clero na Austrália, Lyndsay Farrall.

“A atual discriminação das pessoas com base na orientação sexual e identidade de gênero é uma questão de constante insatisfação para os Quakers,” concluiu.

O grupo é conhecido na Austrália pela postura política liberal.

Festival do Turismo de Gramado garante espaço LGBT em 2010

>>A 22ª edição do Festival será em novembro.


Segundo informações divulgadas pelo
site Do Lado, no dia 26/01, a nova edição do Festival do Turismo de Gramado (RS) será realizada apenas em novembro, mas os organizadores já revelaram que fazem questão da permanência do espaço LGBT.

Depois do sucesso em 2009, sendo responsável por um aumento de 24% do Festival, o espaço LGBT deve ser ampliado para atender a demanda dos visitantes.

O 22º Festival do Turismo de Gramado será de 18 a 21 de novembro e os organizadores esperam um aumento de 10% em relação ao ano anterior
.

Deputada lésbica está grávida para um casal de amigos homossexuais

Conforme material publicado originalmente pelo site Do Lado no dia 22/01, a deputada Christine Johnson, de Utah, Estados Unidos, está grávida de pouco mais de 4 meses para um casal de amigos.

Johnson é homossexual assumida e se ofereceu para ser a mãe da criança já que o casal enfrentou bastante dificuldade para adotar.

Em Utah, é proibida a adoção por homossexuais ou casais que não sejam casados.

O casal de amigos e a deputada iniciaram os procedimentos de inseminação artificial em abril de 2009. No mês de setembro a gravidez foi confirmada.

Johnson já tem uma filha de 17 anos e será a responsável legal pela criança junto ao pai que doou o esperma para inseminação. O outro homem que forma o casal não terá direito algum sobre a criança até que haja alguma alteração na legislação presente

Prefeitura de São Paulo lança guia LGBT online

>>Opção para impressão também está disponível para download.

Conforme material publicado originalmente no site Do Lado, no dia 19/01, quem estiver em São Paulo e quiser dicas do que fazer pode recorrer ao novo Guia Virtual LGBT.

Guia Virtual LGBT de São Paulo

A SP Turis – orgão oficial de turismo da cidade de São Paulo – em parceria com a Cads – Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual – é responsável pela criação do guia que traz, entre outras informações, dicas de gastronomia, pontos turísticos, estabelecimentos LGBT e mapas da cidade.

O Guia é dividido em roteiros personalizados e todos os capítulos contam com uma introdução – além de um glossário para auxiliar na consulta.

As versões online e para impressão em formato PDF estão disponíveis no site oficial da cidade de São Paulo em
www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/guia-lgbt.

Retorno...

Oi pessoal, retornarei para as atividades no blog gradualmente, em parte havia cogitado em dar cabo dele, estava sendo um pouco complicado cuidar desse pequeno mundo sozinho, desde já então peço desculpas aos leitores pelo espaço que passei sem atualizar, e peço que se houver alguém disposto a ajudar mais ativamente, o espaço está aberto. Ganhei um computador, uffa! em parte isso facilita minha vida... do outro complica porque onde o puseram na casa eu não tenho muita privacidade para fuçar tanto na net como eu podia fazer sem maiores problemas na lan, mas aos poucos eu vou driblando isso. abração a todos, o moderador.