terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Rastros da alma e da liberdade: arte underground de Ricardo Gomes



[ O material que apresento nesta postagem foi fornecido a mim, pelo pintor Ricardo Gomes, através de meu e-mail pessoal. No dia 2 de setembro de 2008 16:56:37,terça-feira.]


Por: Fernando Carpaneda




Ricardo Gomes nascido em 10 de abril de 1978, em Taguatinga cidade satélite de Brasília.Desde sua adolescência o artista começou a freqüentar os guetos e os submundos de sua cidade, onde fez amizades e construiu sua personalidade. Nessa época de sua vida Ricardo Gomes esteve envolto a marginalidade e a cultura underground



Sexo,drogas e rock`n roll sempre foram as bases para as suas criações. Por vezes acordando em bancos de praças e paradas de ônibus, o artista conheceu a realidade de Brasília bem de perto.Foi justamente nesse período que Ricardo Gomes começou a construir a base de suas pinturas e criações tendo como referencia a cultura alternativa e sua homossexualidade bem definida.

Corpos masculinos,seres envoltos em sombras e erotismo são elementos sempre presentes em seu trabalho. Além de uma grande influência do mundo da tatuagem onde trabalhou como tatuador por dois anos. A arte underground o realismo e a lowbrow arte são influências marcantes no seu processo criativo, que teve inicio em 2000.


Ricardo Gomes,vem se aprimorando e crescendo artisticamente a cada dia,conhecendo e se influenciando por artistas como Egon Schiele, Lucian Freud, Tom of Finland, Andy Warhol,Jeanne Saville, Steve Walker entre outros..

Sem medo de experimentar novos materiais e novas técnicas, já trabalhou com carvão, acrílica, óleo e pastel seco, material mais usado hoje em dia pelo artista. Autodidata por escolha, preferiu não ser influenciado pelo meio acadêmico e sim pela cena underground e gay Novaiorquina.







Nenhum comentário: