10/02/09 - Participante afirmou que heterossexuais não transmitem HIV.
Conforme material divulgado ontem, pela Redação do site Do lado, na edição desta terça-feira (9) do Big Brother Brasil 10, o apresentador Pedro Bial decidiu esclarecer os comentários do participante Marcelo Dourado sobre a transmissão do vírus HIV.
Bial gentilmente classificou os comentários como uma “batatada” e em tom de brincadeira ressaltou que os brothers falam muita besteira. Finalizando o assunto, Bial indicou o site www.aids.gov.br para que o público pudesse se informar corretamente sobre as formas de transmissão e infecção do vírus HIV.
O alerta ao público veio com uma semana de atraso das declarações pra lá de ignorantes de Dourado.
“Hetero não pega AIDS, isso eu digo porque eu conversei com médicos e eles me disseram isso. Um homem transmite para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem. Se a mulher casada tem a doença é porque o marido dela foi errado e em algum momento foi bissexual,” afirmou Dourado no dia 2 de fevereiro.
As declarações foram repudiadas pela presidente do Grupo Arco-Íris, Gilza Rodrigues.
“É um retrocesso uma fala como essa às vésperas do lançamento de uma campanha de prevenção contra Hiv/Aids do Ministério da Saúde. O governo gasta milhões com campanhas de conscientização – tanto para heterossexuais quanto para LGBT – para uma pessoa mal informada, em rede nacional, pôr em xeque todo o esforço de anos dos movimentos sociais. É por este motivo que nosso grupo continua organizando oficinas de esclarecimento à população.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário