domingo, 14 de fevereiro de 2010

MONALISA PAULISTANA

1º ESCOLA DE SAMBA LGBT A DESFILAR COMO CONVIDADA NO CARNAVAL PAULISTA ( Por: Daniel Almeida - Almeida Assessoria de Comunicação)

A MONALISA PAULISTANA foi fundada em outubro de 2008 e se prepara para fazer seu 1º desfile no carnaval 2010. De acordo com as regras determinadas pela UESP (União das Escolas de Samba de São Paulo) que é o órgão competente pela organização do carnaval de São Paulo, no qual a MONALISA PAULISTANA é filiada, temos que conquistar uma classificação anual para subir na escala de grupos até o Grupo Especial:

GRUPO 4

GRUPO 3

GRUPO 2

GRUPO 1

GRUPO DE ACESSO

GRUPO ESCECIAL


SOBRE A MONALISA PAULISTANA:



O principal objetivo da MONALISA PAULISTANA é lutar contra qualquer tipo de preconceito e descriminação de todas as classes sociais, culturais e ou raciais. Tudo através do carnaval, que é uma manifestação popular que, de forma festiva e alegre, passa aos cidadãos informações sobre os mais variados temas, capaz de agregar valores fundamentais para a formação de opinião e conhecimento.

No que se refere ao carnaval, o objetivo é disputar com outras agremiações rumo ao grupo da elite do carnaval paulista, respeitando a raiz do samba e demais tradições.

Já no que se refere a ser uma escola de samba com público alvo definido, é não apenas propiciar a classe LGBTS um espaço único dentro do carnaval paulista, mas acima de tudo lutar pelos diretos e oferecer atividades sociais e culturais com ênfase na quebra de estigmas preconceituosos dentro de um grupo forte, capaz de organizar a maior manifestação pública do planeta e que ainda assim sofre tantos preconceitos dentro da nossa sociedade.



OBJETIVOS



O grande diferencial da MONALISA PAULISTANA é ser a 1ª escola de samba LGBTS de São Paulo, fazendo um carnaval que prima pela qualidade para não ser apenas mais uma escola de samba, e sim uma escola de samba com características particulares.

A MONALISA PAULISTANA sabe inclusive do preconceito que poderá encontrar dentro do próprio carnaval e por isso estréia com um carnaval diferente, porém sempre dentro das regras colocadas pela UESP.

Sendo assim a ênfase será sempre focada em brilhar pela criatividade, irreverência e muita arte.



DIFERENCIAIS



“... Tem preconceito até no carnaval, a idéia é festa, é cultural, alô você, vai avisar a multidão que a Monalisa é show é atração...”



O enredo para este 1º desfile, considerando ser um desfile de apresentação e inserção no carnaval paulista, trata sobre diversos tipos de preconceito, trazendo como enredo: “Brasil, a Luta Contra o Preconceito”, abordando os seguintes temas:



INDIOS

RELIGIÃO

MULHERES

RACIAL

DEFICIÊNCIA

OBESIDADE

IDOSOS

HOMOSSEXUALIDADE



ENREDO 2010



Sem dúvida alguma, o mais importante numa escola de samba é sua bateria.Dada tamanha importância que é denominada como “o coração da escola”.Dentro dos objetivos e perfil da Monalisa Paulistana, sua bateria deverá ser predominantemente feminina, inclusive a frente da bateria como mestre de bateria, pois sabermos a energia e emoção que as mulheres da classe LGBTS serão capazes de gerar. Por este motivo não temos ainda uma bateria formada, pois o objetivo é formar ritmistas para que representem a Monalisa Paulistana tanto no carnaval quanto em evento se ações em que a Monalisa estiver vinculada.



BATERIA



“O Coração da Monalisa”

Tem preconceito até no carnaval

A idéia é festa, é cultural

Alô você, vai avisar a multidão que a Monalisa é show é atração

No início a natureza era nu , nesse verde tropical

Onde aportaram caravelas de Cabral

Visão do homem será humano ou animal

No brilho amarelo do ouro, a ganância do mercador

O negro escravizou, cadê o seu valor?

O que dirá o inquisidor?

Devoto em oração, buscando a paz na sua religião

Batucada tem magia, pra te encantar

Fantasia em aquarela, vem desfilar

Você é maravilhosa, mora no meu coração

Vou saudar minha bandeira, luz da minha inspiração

Em vermelho, toda a minha paixão

De beleza sem igual

Vida sofrida ou ilusão

Viva a mulher fatal na passarela

Pobre assalariado desprezado traz no rosto

É o idoso sem lugar

Quero meu direito a igualdade, pois sou especial, injustiçado

Rosa, rosa choque, o orgulho da parada

Do ontem, hoje e o amanhã

Avante Brasil, você pode mais

E neste dia, seremos IGUAIS

“Brasil, a Luta Contra o Preconceito” Compositores: Eloi e Anderson

Intérprete: Anderson




SERVIÇO:



G. R. C. E. S. MONALISA PAULISTANA

Presidente-Miguel Tyesco

Carnavalesco-Alex Griga

Relações Públicas-Renata Loureiro

11 3852-5637

11 9587-4228

11 9181-7992

monalisa@monalisapaulistana.com.br

www.monalisapaulistana.com.br



Próxima apresentação da bateria: madruga de sexta para sábado dia 13 de fevereiro - The L Club, às 02h00 na Rua Luiz Murat, 370.

Desfile: 14/02/10

Local: Passarela Alvinópolis/ Vila Esperança (ao lado do metrô Vila Matilde)

Horário: 20h00

Entrega de Fantasias: Temos 50 fantasias disponíveis (gratuitas) para os (as) interessados (as) em desfilar. As fantasias serão distribuídas na Nostro Mondo no dia 13/02/10 das 17h00 às 20h00, Rua da Consolação, 2554 . Além disso temos uma ala chamada "ala do orgulho gay" que será representada por Drags, sendo assim, convidamos todas as montadas para integrarem esta ala.

Saída para o desfile: Teremos ônibus disponíveis para nossos componentes que farão o trajeto de ida e volta para o desfile partindo da Nostro Mondo na Rua da Consolação, 2554, no dia 14/02/10 às 16h00.

Informações: 11 3852-5637/ 9181-7992 ou re_loureiro@hotmail.com

Sobre assistir o desfile, não é necessário comprar ingressos, apenas chegar com antecedência para reservar um bom lugar.

APOIO CULTURAL:




Nenhum comentário: