terça-feira, 10 de novembro de 2009

Senado confirma ataque hacker e recomeça enquete

Site Do Lado - 09/11/09 >> Site do Senado quer saber a opinião pública sobre o projeto de lei que pune a homofobia.

O portal de Brasília ParouTudo alertou na sexta-feira (6) sobre os resultados incomuns registrados na enquete do site do Senado que pergunta “Você é a favor da aprovação do projeto de lei (PLC 122/2006) que pune a discriminação contra homossexuais?”.

O ParouTudo informou que durante a madrugada foram registrados cerca de 250 mil votos, sendo que a grande maioria contra a aprovação do projeto – um número bastante expressivo e que chamou a atenção, já que a enquete permite apenas um voto por pessoa. Na parte da manhã, a enquete já atingia a marca de quase meio milhão de votos, em apenas dois dias de votação – batendo o recorde do maior registro de votos, nos últimos seis meses, em uma enquete no site do Senado, que durante um mês obteve o total de 360 mil votos.

Na ocasião, a Agência Senado afirmou ao ParouTudo que a enquete era segura contra fraudes, mas a confirmação de falha veio nesta segunda-feira (9), quando a diretora da Secretaria de Pesquisas e Opinião Pública do Senado, Ana Lúcia Novelli, revelou ao Portal Imprensa que a enquete foi vítima de um ataque de hackers, quebrando a chave de segurança – declaração curiosa já que não havia nenhum campo para digitar qualquer código ou palavra de segurança.

Um novo sistema de segurança foi desenvolvido para garantir que a enquete não sofra novos ataques e, como não há a possibilidade de separar os resultados verdadeiros dos hackers, a enquete reiniciou a contagem dos votos.

Entretanto, até o fechamento desta matéria a enquete não estava disponível apresentando a mensagem “Este serviço está temporariamente indisponível“.

Nenhum comentário: