segunda-feira, 1 de junho de 2009

Evento de psicanálise no Rio vai comemorar os 40 anos de Stonewall

Fonte:
Por Hélio Filho

Para comemorar os 40 anos do Stonewall, evento fundador do movimento homossexual, a Universidade Veiga Filho (UVA), do Rio de Janeiro, vai promover no próximo dia 26, no campus Tijuca, uma das mais enriquecedoras experiências nessa área, o Colóquio do Mestrado de Psicanálise, Saúde e Sociedade da UVA. Com o título de “Homossexualidades na Psicanálise”, o evento pretende discutir e esclarecer pontos importantes da visão de psicólogos e psicanalistas (grandes aliados do movimento) sobre a diversidade sexual.

Com coordenação de Antonio Quinet e Marco Antonio Coutinho Jorge, o evento é gratuito e começa às 9h30 com uma pequena introdução ao tema para situar os participantes. Às 10h30, entra em debate um dos marcos da libertação homossexual, “A despatologização (deixar de ser doença) da homossexualidade na psiquiatria e na cultura”, seguido, às 12, por “Bissexualidade e sexuação”.

Na parte da tarde, “Homossexualidade é perversão?” é uma discussão que começa às 15h. Às 16h, a “Homossexualidade feminina” entra em foco. O evento será encerrado com “A homofobia na literatura analítica e nas instituições de psicanálise”. O legal em participar de discussões assim é que você vai ouvir opiniões sobre a sua sexualidade que são embasadas em anos de estudos e pesquisas que avançam cada vez mais com o tempo.

Neste evento, os psicanalistas retomam os conceitos de Freud e de Lacan para trazerem à luz para a sociedade o que a psicanálise tem a dizer sobre o assunto. Já em 1935, ao responder a uma mãe preocupada com a homossexualidade do filho, Freud apontava que esta não é nenhuma desvantagem, nem tampouco uma vantagem, "ela não é motivo de vergonha, não é uma degradação, não é um vício e não pode ser considerada uma doença". Mais informações pelo telefone (21) 2574-8888. o campus Tijuca da UVA fica na Rua Ibituruna, 108, na Tijuca.

Nenhum comentário: