terça-feira, 4 de agosto de 2009

EUA podem anular proibição de entrada de soropositivos no país

A Redação do site Mix Brasil publicou hoje - 04/08/09 que os Estados Unidos podem anular a sua decisão de não deixar portadores do HIV entrarem no país. A decisão pode ser tomada depois que o Centro para o Controle de Doenças (CCD) recebeu uma grande quantidade de respostas da população sobre a proposta de remover o HIV da lista de doenças que proíbe os cidadãos não norte-americanos de entrar nos EUA. A proibição está em vigor desde 1987, quando foi aprovada pelo Congresso do país.

“Nós estamos tentando acabar com o estigma e a prática discriminatória associados a uma doença que não justifica a exclusão de entrada no nosso país”, acredita o doutor Martin Cetron, diretor da Divisão de Migração Global e Quarentena do CCD. “O HIV é claramente uma doença de saúde pública relevante. Mas apenas o fato de permitir que uma pessoa soropositiva entre no país não significa imediatamente um risco para o público.”

Mas tem gente contrária à proposta alegando que a entrada dos portadores do HIV seria em busca de tratamento nos EUA. “O povo americano não devia ser colocado numa posição em que tenha que pagar por isso”, alegou Ira Mehlman, porta-voz da Federação para a Reforma da Imigração Americana. Segundo o CCD, esse gasto gira em torno de US$ 94 milhões por ano.

Já a Associação Médica para o HIV (HIV Medicine Association) argumenta que o tratamento para o HIV é geralmente mais barato e mais largamente disponível fora dos Estados Unidos, o que faz acreditar que essas pessoas provavelmente não estariam motivadas a ir aos Estados Unidos à procura de cuidados de saúde relacionados com a doença. O período para comentários do público vai até o próximo dia 17, o que deve fazer com que o número de respostas seja maior ainda. Resta torcer.

Fonte:

Mix Brasil

Nenhum comentário: