21/08/09 - Segundo informações publicadas pela Redação do site Mix Brasil, Gordon Brown, o premiê britânico, recebeu uma petição com 4 mil assinaturas exigindo que o governo reabilite e se desculpe postumamente com o cientista Alan Turing, o pai da computação, por ter sido obrigdo a um tratamento hormonal que pretendia curar sua homossexualidade e acabou por levá-lo ao suicídio. Morto em 1954 aos 41 anos, Alan criou conceitos que moldaram a ciência da computação e a inteligência artificial.
Foi Turing que conseguiu decifrar o código criptografado Enigma, que a Alemanha de Hitler usava para mandar mensagens militares cifradas durante a guerra. Foi assim que a Inglaterra conseguiu interceptar submarinos alemães na segunda guerra.
Gay, Alan foi preso em 1952, quando ser homossexual era crime. Ele podia escolher entre a prisão e a castração química. Turing preferiu as injeções de estrógeno para neutralizar sua libido. Ele acabou se matando dois anos depois ao comer uma maçã envenenada. A maça, símbolo do cientista, acabou tornando-se símbolo, anos mais tarde, da empresa Apple.
Fonte:
Mix Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário