10/09/09 - Conforme informações divulgadas pelo site Do Lado, a Anistia Internacional condenou o Parlamento da Lituânia por, entre outras coisas, proibir que crianças tenham acesso a material educativo sobre a diversidade sexual
Novas leis podem ser aprovadas na Lituânia ultrapassando os limites dos direitos humanos e podem chegar a criminalizar qualquer demonstração pública de apoio à diversidade sexual, atingindo eventos como Festival de Cinema LGBT, Paradas do Orgulho, material educativo sobre sexo para a comunidade LGBT, entre outros.
Quem derespeitar as leis será punido com multas, serviços comunitários ou até uma pena de prisão.
De acordo com a Anistia Internacional, a aprovação das novas leis incentiva a discriminação e homofobia, evitando que a população LGBT tenha acesso a serviços básicos como o de saúde.
“Vinte anos após a queda do Muro de Berlim, o parlamento da Lituânia está andando pra trás impondo limitações absurdas que afetam o acesso a informações e a liberdade de expressão, estigmatizando uma parte da população. É inacreditável que um país europeu esteja considerando leis desse tipo”, revelou Nicola Duckworth, representante da Europa e da Ásia Central na Anistia Internacional.
A advertência da Anistia Internacional aconteceu semanas depois que um grupo militantes dos direitos LGBT, na Lituânia, manifestou sua indignação sobre as novas leis.
Fonte:
Do lado
sábado, 12 de setembro de 2009
Anistia Internacional adverte Lituânia sobre homofobia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário