sábado, 19 de setembro de 2009

Constrangimento em bar gls de Aracaju

Material divulgado na Lista GLS, dia 19/09/09. ( O moderador)


"PARA EVITAR MAIORES TRANSTORNOS VOU USAR DO ANONIMATO. POR FAVOR, LEIAM ESTE APELO POIS É VERÍDICO!! VAMOS LUTAR POR UMA ARACAJU MAIS JUSTA, COM MENOS PRECONCEITOS."


Sexta feira (11/9/9) eu e meus amigos fomos vítimas de preconceito num bar entitulado "alternativo" e gostaria de relatar o ocorrido. Eu e dois casais fomos a um bar chamado TRIBUS, situado na Av. Adélia Franco. Vale ressaltar que um casal era formado por um homem e uma mulher, outro por duas mulheres e eu estava sozinho. Como foi nossa primeira (e última) vez no bar, não sabiamos que era gls. Com o passar do tempo percebemos que o ambiente era gls e nos sentimos até mesmo mais à vontade, o que resultou em alguns beijos contidos do casal de garotas e beijos mais calorosos do casal dito hétero.

Mesmo com o mau atendimento houve a preocupação da proprietária do bar em ser solícita e perguntar se estávamos sendo bem atendidos. Gostamos do espaço e resolvemos ficar por ali. Não demorou muito, as garotas (somente elas, diga-se) foram abordadas por um dos garçons que disse num tom pejorativo: "Esse bar já foi liberal em outro local para esse tipo de coisa, mas agora onde está situado não é mais permitido".

A proprietária imediatamente veio conversar conosco e na intensão de melhorar a situação começou o discurso dizendo que "gente como a gente" não dava lucro para o bar (repare), tendo em vista o último investimento no valor de R$30 mil e o não retorno financeiro. Como se não bastasse esse argumento chulo, pra nocautear a conversa, a dona solta: "Vamos rezar pra que um dia eu consiga ter dinheiro suficiente pra levantar muros altos e cercar o bar, aí assim ficaremos todos à vontade aqui dentro!" Pode? Logo pedimos a conta e saimos daquele local muito indignados.

A frustração de todos foi instantânea! Precisamos mesmo ficar num local cercado com altos muros e afastado da sociedade como se fôssemos aberrações? Somos mesmo a escória da sociedade? É com muita indignação que escrevo o relato de uma noite de sexta-feira fatídica, quando todos saíram para descontrair e aconteceu esse infortúnio. Não podemos tolerar esse tipo de tratamento. Somos cidadãos merecedores de respeito. Sem mais delongas, peço a compreensão de todos para um BOICOTE. NÃO FREQUENTEM ESTE BAR! Pessoas que pensam desta forma não merecem espaço.


A INDIGNAÇÃO DE REPRESENTANTE DA ASTRA (por e-mail, a resposta de Kika Salomão):


"Por não ser esta a primeira vez que recebo esse tipo de reclamação, minha primeira providencia nesse momento é suspender todas as divulgações feitas por mim sobre o bar Tribus, também entrarei em contato com a Ceiça (dona do bar) para saber exatamente o que ela deseja de clientes.

Certa vez na ASTRA, acertando detalhes da parada glbt, a Ceiça e a namorada chegaram com doações de água... logo após recebermos todo o material questionai a ela como estava o bar... e ela veio com esse mesmo papo... que estava tendo problemas pq já tinha gastado mais de 30mil, que estavam ameaçando ela de processar por homofobia e bla bla bla... daí ela falou: '- Kika o povo gay não valorizou o meu investimento la na Aruana, [...] nem ligo mais que me processem!'

Então expliquei a ela: - Ceiça, vc não pode reprimir qualquer tipo de expressão de afeto e carinho, seja de quem for, gls ou não gls, você só pode reprimir os excessos.

Então Ceiça falou: ' - Kika, essas meninas não estavam respeitando o ambiente [...] que me processem, não vou tomar prejuízo por causa de publico gay nenhum.'

Me calei e fiquei impressionada como ela está expressando sua revolta no publico que ela mesma fez questão de conquistar, já que o nome tribus significa 'para todas as tribos' e as cores do arco-íris pastel na letras é exatamente para atrair o publico gay. Comentei o fato com Tathiane Araujo e ela me falou que a própria Ceiça já havia ligado para ela, falando a mesma coisa, do povo está se agarrando lá, que ela estava reprimindo e perguntou se isso era errado ou não, Tathi foi bem clara com ela, explicou que sim, que ela está errada sim e que não pode fazer isso.

É melhor mesmo que eu suspenda a publicidade, já que turistas e o público local confiam nessa divulgação para se divertirem. Passar por constrangimento não é o meu objetivo, vou passar um e-mail agora mesmo para ela e para Tathiane sobre esses excessos."


APROVEITO O ENSEJO PARA PARABENIZAR O TRABALHO DA ASTRA, DESEJO QUE CONTINUEM COM ESTE TRABALHO E POR FAVOR PESSOAL:
D I V U L G U E M!!
Fonte:

Lista GLS

Um comentário:

Fulaninho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.