terça-feira, 1 de setembro de 2009

USP estudará discriminação por orientação sexual

31/07/09 - Segundo informações divulgadas pelo site Do Lado, a luta dos direitos humanos será abordada em nova clínica da USP.

Na última semana foi inagurada a primeira clínica de direitos humanos da Faculdade de Direito do Largo São Francisco da USP (Universidade de São Paulo), que visa estudar casos relacionados aos direitos humanos.

O presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos e um dos professores da clínica, Eduardo Bittar, revelou que serão escolhidos um ou dois casos polêmicos que são o assunto do ano.

Como exemplo, Bittar citou a possibilidade de levar casos de agressão a homossexuais diretamente ao Supremo Tribunal Federal (STF) e os alunos poderão analisar as melhores formas de tratar e resolver os assuntos, encaminhando para os setores responsáveis da sociedade.

A idéia da clínica é lutar pelos direitos humanos e também acabar com alguns preconceitos da área, que alguns acreditam estar associada apenas a presidiários e criminosos, e não enxergam que é uma ferramenta para transformar a sociedade em um ambiente mais justo e de igualdade. Ainda, existem os que acreditam que as ações são puramente altruístas e não conhecem o retorno financeiro que elas oferecem, o que pode se tornar um fator incentivador para que mais pessoas se interessem pela área.

Fonte:

Do Lado

Nenhum comentário: