domingo, 13 de setembro de 2009

Governo inglês pede desculpas póstumas a Alan Turing, cientista gay obrigado a castrar-se

11/09/09 - Conforme foi publicado pela Redação do site Mix Brasil, o primeiro-ministro britânico Gordon Brown pediu perdão em nome da nação pelo tratamento dado ao matemático Alan Turing (responsável, entre outros, por ter decifrado o código Enigma que a Alemanha de Hitler usava para mandar mensagens militares durante a Segunda Guerra Mundial). Alan era gay e foi obrigado em vida à castração hormonal. O tratamento levou o brilhante cientista ao suicídio.

Seu martírio começou em 1952, quando Alan foi processado por atentado ao pudor depois de admitir ter um relacionamento homossexual. Sua pena foi receber hormônios experimentais que praticamente o castraram psicologicamente. Em 1954, o matemático se matou. "Embora Turing tenha sido tratado de acordo com a lei da época e nós não possamos fazer o tempo voltar atrás, o tratamento dado a ele foi, claro, absolutamente injusto e eu tenho a satisfação de poder dizer o quão profundamente eu e todos nós lamentamos o que aconteceu com ele", escreveu Gordon Brown em seu pedido de desculpas. "Assim, em nome do governo britânico e de todos os que vivem em liberdade graças ao trabalho de Alan, eu estou muito orgulhoso em dizer: "nós lamentamos, você merecia um tratamento muito melhor."

Fonte:

Mix Brasil

Nenhum comentário: