domingo, 18 de outubro de 2009

Brasil: Beto Volpe e Valéria Polizzi gravam depoimento para a novela ‘Viver a Vida’

Em recente publicação no site CriasNoticias do dia 17/09/10,consta que o ativista Beto Volpe e a escritora Valéria Polizzi gravaram depoimento para a novela Viver a Vida, exibida pela Rede Globo, contando sobre o impacto do diagnóstico positivo para HIV em suas vidas e as experiências que os ajudaram a superar as dificuldades. Em cada capítulo da trama é veiculado um vídeo com um personagem da vida real contando como deu a volta por cima a partir de uma dificuldade.

Valéria descobriu que tem o vírus em 1998, aos 16 anos de idade. “Foi muito difícil, não conseguia fazer planos para a minha vida. Mais tarde decidi estudar na Califórnia (EUA), onde morei por 6 meses. Foi lá que, pela primeira vez, ouvi falar em qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/aids.”

Com a intenção de diminuir o preconceito contra as pessoas que vivem com o vírus e a doença no Brasil, Valéria escreveu o livro Depois Daquela Viagem – diário de bordo de uma jovem que aprendeu a viver com aids, relatando suas experiências. “Diferentemente do que me falavam, que essa exposição me prejudicaria, com o lançamento do livro as portas se abriram, inclusive profissionalmente.” É parte dessa história que ela contou no depoimento à Rede Globo, que será exibido nesta quinta-feira (17), à partir das 20h40.

Para ela, a iniciativa do autor Manoel Carlos é importante para fazer o público refletir sobre as histórias de vida. “Chama a atenção das pessoas porque são fatos reais. É muito interessante.”

O ativista Beto Volpe, que coordena o Grupo Hipupiara em São Vicente (SP), concorda. “A novela é a mídia do brasileiro. A expectativa da veiculação contribuiu, inclusive, para chamar a atenção das pessoas para um curso que a ONG que presido está oferecendo.”

Beto descobriu a sorologia há 20 anos, teve várias doenças chamadas oportunistas e já passou por 15 cirurgias. “Foi com o ativismo que aprendi a lidar com as dificuldades”, disse. O depoimento dele ainda não tem data para ser exibido.

Os vídeos que já foram ao ar podem ser acessados pelo link http://especial.viveravida.globo.com/portal-da-superacao/.

Com informações de : Fábio Serrato/Agência de Notícias da Aids – 17.09.2009

Fonte:

CRIASnotícias

Nenhum comentário: