terça-feira, 6 de outubro de 2009

Universidade do Amapá toma frente e inclui nome social de trans em seus documentos

05/10/09 - A Redação do site Mix Brasil publicou que, o Conselho Superior da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) tomou a frente nas decisões pró-LGBT dentro do ambiente escolar no Estado e aprovou por unanimidade, em reunião extraordinária realizada no último dia 1, a resolução que estabelece a inclusão do nome social de pessoas travestis e transexuais nos documentos acadêmicos da Instituição. A resolução aprovada ainda precisa ser publicada e terá validade a partir de 1 de janeiro de 2010.

Ela estabelece que todos os órgãos e colegiados da Universidade Federal do Amapá passem a registrar o nome social das trans e que eles sejam respeitados em eventos acadêmicos como colação de grau, entrega de premiações e nas chamadas diárias. Além disso, a resolução diz ainda que o nome social esteja expresso nos documentos como carteiras de biblioteca, certidões, certificados e no diário de classe.

A decisão foi tomada depois que os conselheiros argumentaram sobre a importância da adoção do nome social, mais condizente com a identidade de gênero das pessoas travestis e transexuais. Eles alegaram que se trata de garantir os direitos constitucionais e a inclusão de uma população que historicamente é bastante excluída dos espaços de formação escolar.

A solicitação da inclusão do nome social foi encaminhada em maio deste ano ao Núcleo Anti- Homofobia da UNIFAP pelo Grupo das Homossexuais Thildes do Amapá, uma das principais entidades no Estado do Amapá na defesa dos direitos LGBT.

Fonte:

Mix Brasil

Nenhum comentário: