sexta-feira, 20 de março de 2009

cont... Declaração de Dennis Shepard


Matt morreu oficialmente às 12:53 de segunda-feira, 12 de outubro de 1998, em um hospital de Fort Collins, Colorado. Ele morreu nos arredores de Laramie. Você, Sr. McKinney, com seu amigo Sr. Henderson, mataram o meu filho.

Até ao final do espancamento, seu corpo estava apenas tentando sobreviver. Você deixou ele lá sozinho, mas ele não estava sozinho. Houve a sua vida com os amigos dele, amigos que cresceram com ele. Você está provavelmente se perguntando quem eram esses amigos. Primeiro, ele tinha o belo céu noturno com as mesmas estrelas e lua que usamos para olhar através de um telescópio. Então, ele teve a luz do dia e o sol a brilhar sobre ele uma vez mais, uma manhã mais fria, de um maravilhoso dia de outono em Wyoming. Seu último dia vivo no Wyoming. Seu último dia vivo no estado que ele sempre orgulhosamente chamou de casa. E apesar de tudo isso que estava a passar procurava respirar pela última vez o cheiro das artemísias de Wyoming e do aroma de pinheiros do nevado intervalo. Ele ouviu-as no vento sempre presentes. O vento de Wyoming estava presente para a última hora. Ele tinha mais um amigo com ele. Um do qual ele ficou sabendo, no tempo em que frequentou a escola dominical e, como acólito em St. Mark's em Casper, bem como através de suas visitas a São Mateus em Laramie: Ele tinha Deus. Este outro amigo era Deus.

Eu me sinto melhor sabendo que ele não estava sozinho.

Matt se tornou um símbolo, alguns dizem que um mártir, colocando uma boy-next-door eles enfrentam o ódio e os crimes. Tudo bem comigo. Matt teria se encantado se soubesse que a sua morte iria ajudar os outros. Por outro lado, o seu acordo para a vida sem liberdade condicional o tomou a si mesmo e para fora dos holofotes da opinião pública. Isso significa não por fora de jogo apelos no processo, [não] sem livre chance de abandoná-lo devido a um tecnicismo, e sem chance de retirar dele ainda que uma frase devido a um "misericordioso" júri. Melhor de tudo, você não será um símbolo. Nada de publicidade, ou de qualquer possibilidade de comunicação, sem nada, apenas um miserável um futuro e um ainda mais miserável fim. Isso funciona para mim.

Meu filho foi ensinado a olhar para todos os lados de uma questão antes de tomar uma decisão ou tomada de posição. Ele aprendeu isso cedo, quando ele ajudou na campanha de vários candidatos políticos enquanto estava na grade escolar de júnior alto. Quando ele tomava uma posição, que era baseada no seu melhor julgamento. Essa posição lhe custou a vida dele quando ele tranquilamente deixou ser conhecido que ele era gay. Ele não se pôs a anunciá-lo, mas ele não voltou de distância do assunto também. Por que eu vou sempre estar orgulhoso dele. Ele mostrou-me que ele era muito mais corajoso do que a maioria das pessoas, incluindo eu próprio. Matt sabia que havia riscos para ser gay, mas ele admitiu que queria e só avançar com a sua vida e a sua ambição de ajudar os outros.

O espancamento de Matt, sua hospitalização e funeral, centraram a atenção mundial sobre ódio. Bom é o que sai do mal. As pessoas disseram "basta." Você disse asneira, Sr. McKinney. Você fez o mundo perceber que uma pessoa da vida não é um motivo de discriminação, intolerância, perseguição e violência. Este não é o ano 1920, 30 e 40 da Alemanha nazista. Meu filho morreu por causa de sua ignorância e intolerância. Eu não posso trazê-lo de volta. Mas posso fazer o meu melhor para ver que isso nunca, nunca acontecer a uma outra pessoa ou a uma outra família novamente. Como mencionei anteriormente, meu filho se tornou um símbolo, um símbolo contra o ódio e pessoas como você, um símbolo para incentivar o respeito pela individualidade, para apreciar esse alguém é diferente, para a tolerância. Eu perdi meu filho, mas tenho orgulho de ser capaz de dizer que ele é meu filho.


* na foto: os agressores de Matthew Shepard.

Nenhum comentário: