sexta-feira, 20 de março de 2009

Dennis Shepard da comunicação ao Tribunal de Justiça - 11/4/99


[parte final]

"Sr. McKinney, um último comentário antes de me sentar, e este é o motivo que me põe diante de vocês agora. Em nenhum momento desde que Matt foi encontrado na vedação e levado para o hospital temos Judy e eu feito todas as declarações sobre as nossas convicções, relativamente à pena de morte. Sentimos que esta seria uma influência indevida sobre qualquer potencial jurado. Judy foi citada por alguns grupos de direita como sendo contra a pena de morte. Tem sido afirmado que Matt era contra a pena de morte. Ambas as afirmações estão erradas. Tivemos discussões em família e falou-se sobre a pena de morte. Matt acredita que houve incidentes e crimes que justificam a pena de morte. Por exemplo, eu e ele discutimos a horrível morte de James Byrd, Jr. em Jasper, Texas.
Era a sua opinião de que a pena de morte deve ser procurada e que nenhuma despesa deve ser poupada para trazer os responsáveis por este crime à justiça. Pouco fez, sabemos que a mesma resposta viria envolvendo cerca de Matt. Também eu, acredito na pena de morte. Gostaria que nada melhor houvesse do que vê-lo morrer, Sr. McKinney.

No entanto, esta é a hora de começar o processo de cicatrização. Para mostrar misericórdia para alguém que se recusou a mostrar qualquer piedade. Para utilizar este como o primeiro passo no meu próprio encerramento sobre como me sinto por perder Matt.
Sr. McKinney, não estou fazendo isso por causa de sua família. Definitivamente, não estou fazendo isso por causa do flagrante e colocado à pressões injustificadas pela comunidade religiosa. Se alguma coisa, que endurece a minha vontade de vê-lo morrer.

Sr. McKinney, vou conceder-lhe a vida, tão difícil como o é para mim fazer, porque de Matthew. Cada vez que você comemorar Natal, um aniversário, ou o Quatro de Julho, lembre-se que não é Matt. Cada vez que você acordar numa cela de prisão, lembre-se que você tivesse a oportunidade e a capacidade de interromper suas ações naquela noite. Cada vez que você vê a sua cela, lembre-se de que você tinha uma escolha, e agora você está vivendo essa escolha. Você roubou-me de algo muito precioso, e eu nunca te perdôo por isso. Sr. McKinney, quero dar-lhe vida na memória de quem já não vive. May você tem uma vida longa, e pode por ela ser grato todos os dias a Matthew.
Meritíssimo, os membros do júri, o Sr. Rerucha, obrigado."


* na foto: Judy e Dennis Shepard, pais de Matthew.

Nenhum comentário: