sexta-feira, 27 de março de 2009

O QUE VOCÊ SABE SOBRE HOMOFOBIA DO ESTADO NO MUNDO?

Disponibilizo nesta postagem o link do relatório publicado pela associação Ilga, de Portugal, no ano de 2007, no qual consta todo um panorama de como a questão da homossexualidade é tratada no mundo. ( o moderador)

http://www.ilga.org/statehomophobia/Homofobia_do_Estado_ILGA_07.pdf

direitos LGBT no mundo ( imagem no formato jpg):

http://www.uvanavulva.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/04/mapamundi_direitos_lgbti.jpg

abaixo um fragmento desse relatório ( formato do documento: pdf):
"Homofobia é o medo, a aversão ou a discriminação contra a homossexualidade ou os
homossexuais É também o ódio , a hostilidade ou a reprovação dos
homossexuais.

A vasta coleção de leis citadas no presente relatório se constitui numa tentativa de revelar a extensão da homofobia do Estado no mundo. Em 2007, 85 estados membros das Nações Unidas ainda criminalizam as relações sexuais consensuais entre adultos do mesmo sexo, oficializando, desta forma, a cultura do ódio.Com esta publicação, pretendemos chamar a atenção para esta realidade, cuja extensão permanece ignorada pela maioria das pessoas.

Embora muitos dos países citados no relatório não implementem essas leis de forma sistemática, a sua simples existência reforça a cultura de que uma parcela significativa da população precisa se esconder dos demais por medo. A cultura de que o ódio e a violência são justificados pelo Estado, forçando as pessoas à invisibilidade ou à negação de si mesmas.

Quer sejam importadas de impérios coloniais ou resultantes de leis culturalmente moldadas por crenças religiosas, quando não derivadas diretamente de interpretações conservadoras de textos religiosos, as leis homofóbicas são fruto de uma época e contexto histórico específicos.

A homofobia não é inata; é cultural. Nós a aprendemos enquanto crescemos.
Em muitos casos, “ o preconceito contra homossexuais“ é o resultado da ignorância e do medo. Este extenso catálogo de horrores é apenas o relato da intolerância ao que é estranho e diferente.

Neste 17 de maio, Dia Internacional de Combate à Homofobia, aproveitamos para exaltar o trabalho dos incansáveis defensores dos direitos humanos que lutam contra a injustiça e desafiam a homofobia,a lesbofobia e transfobia que nos cercam. Urge, mais do que nunca, descriminalizar as relações homossexuais. A luta pelo respeito a todas as minorias deve ser de todos. Acreditamos que o reconhecimento das minorias sexuais como componentes de nossas sociedades a bem como da IGUALDADE dos seus direitos humanos pode contribuir para o aprendizado da convivência, vale dizer, para o aprendizado da democracia.

Rosanna Flamer Caldera e Philipp Braun
Co-secretários gerais da ILGA, Associação Internacional de Gays e Lésbicas


A Associação Internacional de Gays e Lésbicas - /ILGA é uma rede internacional de grupos locais de gays e lésbicas dedicados a ALCANÇAR direitos iguais para gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros em todo o mundo.
Fundada em 1978, ela congrega atualmente mais de 500 organizações-membro. Estão representados todos os continentes e cerca de 90 países. A ILGA é, atualmente, a única federação não-governamental de âmbito internacional dedicadaao combate à discriminação
com base na orientação sexual, como uma questão global."


Nenhum comentário: