sexta-feira, 20 de março de 2009

Dennis Shepard da comunicação ao Tribunal de Justiça - [cont..]

'É difícil colocar em palavras o quanto Matt significou para a família e amigos e o quanto significávamos para ele. Todo mundo queria que ele fosse bem sucedido, porque em tudo que ele procurava fazer encontrava dificuldades. As fagulhas do que ele prestava às pessoas tiveram de ser experimentadas. Ele simplesmente fez todos se sentirem melhores sobre si mesmos. Os seus focos eram: a família e os amigos. Ele sabia que ele tinha sempre o seu apoio a tudo o que ele queria experimentar.

Matt era muito sociável. Ele adorava estar com as pessoas, ajudando as pessoas, e fazer os outros se sentirem bem. A esperança de um mundo melhor, livre de assédio e discriminação, porque era uma pessoa diferente o mantiveram motivado. Toda sua vida ele sentiu o peso da discriminação. Por causa de que ele era sensível aos sentimentos das outras pessoas. Ele era ingênuo, na medida em que, independentemente dos erros que as pessoas cometiam com ele, ele ainda tinha fé que eles iriam mudar e tornarem-se "legais". Matt confiava nas pessoas, talvez demais. A violência não era uma parte de sua vida até seu último ano no colégio. Ele foi o negociador perfeito. Ele poderia conciliar duas pessoas novamente como ninguém poderia.

Matt amava as pessoas e lhes dava confiança. Ele nunca poderia entender como uma pessoa poderia machucar outra, física ou verbalmente. Acaso se o machucasse, ele iria dar-lhe outra oportunidade. Esta qualidade de ver apenas lhe deu bons amigos ao redor do mundo. Ele não viu tamanho, raça, inteligência, sexo, religião, ou a cem outras coisas que as pessoas usam para fazer escolhas sobre as pessoas. Todos viram que ele era “a pessoa”. Tudo que ele queria era fazer de uma outra pessoa o seu amigo. Tudo que ele queria era fazer outra pessoa se sentir bem. Tudo que ele queria era ser aceito como a um igual.

O que os amigos Matt pensam dele? Quinze dos seus amigos de colégio na Suíça, assim como o seu grande conselheiro escolar, juntos com centenas de outros cuidamos de seus serviços de memorial. Deixaram colégio, lutaram contra uma nevasca, e reuniram-se mais uma vez para dizer adeus ao Matt. Homens e mulheres provenientes de diferentes países, culturas e religiões e pensamento, vieram pelo meu filho com determinação suficiente para largar tudo e vir para Wyoming - a maioria deles pela primeira vez. É por isso que neste país Wyoming ele desde menino queria dominar conhecimentos importantes sobre relacionamento externo e idiomas. Ele queria continuar fazendo amigos e, ao mesmo tempo, ajudar os outros. Ele queria fazer uma diferença. Ele? Diga-me você.

Eu amava o meu filho e, como pode ser visto em toda esta afirmação, estava orgulhoso dele. Ele não era meu filho gay. Ele era meu filho, que passou a ser gay. Ele era um bonito, inteligente, cuidava-se. Houve os habituais argumentos e, às vezes ele era uma verdadeira dor no traseiro. Senti-me mal, a me lamentar como todo o pai quando ele percebe que seu filho não tem aquele “quê”, os atributos que poderiam fazer dele um bom atleta. Mas isto foi substituído por um orgulho maior, quando o vi no palco. A hora que ele repassou parte de sua aprendizagem, trabalhando nos bastidores, e a ajudar aos outros me fez perceber que ele realmente foi um excelente atleta, em uma forma mais dinâmica, devido aos diferentes tipos de condicionamento físico e mental exigido pelos atores. Desde esse dia eu nunca descobri como ele foi capaz de gastar todas essas horas, no teatro, durante o ano escolar, e ainda ter boas notas.

Por causa de meu trabalho muitas vezes tinha de viajar constantemente, eu nunca tive o mesmo dar-e-ter como Matt tinha de Judy. O nosso relacionamento, por vezes, foi tenso. Mas, sempre que ele tinha problemas nos falava. Por exemplo, ele estava inseguro sobre como eu reagiria revelando-me que ele era gay. Ele tinha medo que eu o rejeitasse imediatamente, assim ele levou um tempo para me dizer. Nessa altura, para sua mãe e irmão já havia contado. Um dia ele disse que tinha algo a dizer. Eu podia ver que ele estava nervoso, então eu perguntei-lhe se estava tudo bem. Matt teve um profundo suspiro e disse-me que ele era gay. Então ele esperou pela minha reação. Ainda me lembro a sua surpresa quando eu disse, "Sim? OK, mas qual é o ponto de esta conversa?”. Então, tudo estava OK. Nós voltamos para o pai e um filho que se amavam mutuamente e respeitavam as crenças dos outros. Éramos pai e filho, mas também fomos amigos.'

Nenhum comentário: