sexta-feira, 20 de março de 2009

Dennis Shepard da comunicação ao Tribunal de Justiça - 11/4/99


Ontem publiquei neste blog uma postagem, uma breve postagem com um vídeo que havia encontrado, feito em homenagem a vítimas da homofobia, no qual constavam imagens de Matthew Shepard. Um caso internacional , de "fora"...mas que me causou grande impacto, por isso sempre que encontro algo relevante sobre seu caso procuro divulgar aqui. Na postagem de ontem eu divulgava o vídeo e dizia que não havia encontrado a declaração do pai de Matthew ao juri , de fato só a encontrei na íntegra hoje pela manhã, e com certo trabalho consegui uma tradução para a mesma, pois o texto original é em inglês. Espero que a leiam com o devido cuidado, pois não é sem intenção que disponibilizo este material. Obrigado. [o moderador]

Fonte:

http://www.wiredstrategies.com/mrshep.htm


Meritíssimo, os membros do júri, o Sr. Rerucha:

Gostaria de começar a minha declaração, abordando o júri. Senhoras e Senhores Deputados, um terrível crime foi cometido em Laramie treze meses atrás. Devido a esse crime, a reputação da cidade de Laramie, da Universidade de Wyoming, e no Estado de Wyoming se tornou sinônimo de intolerância a gays, crimes motivados pelo ódio e brutalidade. Embora algumas destas situações possam ter merecida reputação, foi esta soprada fora de proporção pelos nossos amigos na mídia. Ontem você, e o júri, mostraram ao mundo que o povo de Wyoming e da cidade de Laramie não vai mais tolerar crimes motivados por ódio. Sim, este foi um crime deste caráter, puro e simplesmente desse tipo, com o ingrediente acrescentado do roubo. Meu filho Matthew pagou um preço terrível para abrir os olhos de todos nós que vivemos no Wyoming, Estados Unidos e do mundo para as injustas e desnecessárias ações de discriminação e de intolerância que os membros da comunidade homossexual enfrentam todos os dias. Ontem você tomou uma decisão pela qual você mostrou verdadeira coragem na declaração feita por você. Esta afirmação é que o estado de Wyoming não irá tolerar discriminação baseada na orientação sexual; que a violência não é a solução. Senhoras e Senhores Deputados, vocês tem o respeito e admiração da família de Matthew e de inúmeros amigos e estranhos ao redor do mundo. Tenha orgulho do que você tem feito. Você pode ter impedido uma outra família de perder um filho ou filha.

Meritíssimo, gostaria também de agradecer a graça e a dignidade com que este processo foi conduzido. Repetidas tentativas para distrair o tribunal da verdadeira finalidade deste experimento fracassaram devido à sua atenção, conhecimento e vontade de tomar uma posição e fazer nova lei na área da orientação sexual e da defesa dos diretos dos homossexuais. Ao fazer isso você tem enfatizado que Matthew era um ser humano com todos os direitos e as responsabilidades e proteção de qualquer cidadão de Wyoming.

Sr. Rerucha tomou o juramento de posse como procurador para proteger os direitos dos cidadãos do Estado do Alabama como é estabelecido pelas leis do estado de Wyoming, independentemente das suas crenças e sentimentos pessoais. Em nenhum momento, o Sr. Rerucha tomou qualquer decisão sobre o resultado do presente processo sem a autorização da Judy e eu. Foi a nossa decisão de levar este caso a julgamento, tal como o foi a nossa decisão de aceitar as petições de negociação, quase com o caráter de barganha do Sr. Henderson, tanto as anteriores, quanto as de hoje. Um experimento foi necessário demonstrar que este era um crime por ódio e não apenas um nefasto assalto. Acaso se tivéssemos procurado negociar um fundamento anterior, os fatos deste caso, não teriam sido conhecidos, bem como diante da situação em ficaria como se tivéssemos sempre algo a esconder. Além disso, este processo era necessário para ajudar a fornecer alguns esclarecimentos para os cidadãos de Laramie, do condado de Albany, e do Estado. Acho que é intolerável que os padres da Igreja Católica e as Newman Center tenham tentado influenciar o júri, a acusação, e o resultado deste julgamento por sua perseguição e punição do Sr. Rerucha e sua família na sua vida privada, pelos seus anúncios no jornal, e por sua presença no tribunal. Acho que é difícil acreditar que eles falam para todos os católicos. Acaso se disserem os líderes das igrejas quis aqui estão por motivos particulares, é uma coisa. Já se disserem que representam as crenças de sua igreja... é outra. Este país foi fundado sobre a separação de igreja e estado. A Igreja Católica tem intensificado ao longo da linha e tornou-se um grupo político com a sua própria agenda. Se esse for o caso, é devido tratá-la como um grupo político e eliminar os seus privilégios como uma organização religiosa.

Meu filho Matthew não parecia um vencedor. Afinal, ele era pequeno para sua idade, pesando, no máximo, 50 quilos aproximadamente, e de 1.58m de altura. Ele era bastante descoordenado e usava suspensórios a partir da idade de 13 até o dia que ele morreu. No entanto, na sua vida muito breve, ele provou que ele era um vencedor. Meu filho, um gentil, atencioso, provou que ele era tão forte como, senão mais duro do que, alguém que eu já tenha ouvido falar ou de conhecidos. Em 6 de outubro de 1998, meu filho tentou mostrar ao mundo que ele poderia ganhar novamente. Em 12 de outubro de meu filho primogênito, e meu herói, morreu 50 dias antes de seu vigésimo segundo aniversário. Ele morreu tranquilamente, rodeado pela família e amigos, com sua mãe e irmão. Tudo o que me resta agora são as memórias.

Nenhum comentário: