sexta-feira, 20 de março de 2009

Dennis Shepard da comunicação ao Tribunal de Justiça[cont ...]




Como faço para falar sobre a perda que sinto cada vez que eu penso em Matt? Como eu posso descrever o buraco vazio no meu coração e mente quando penso sobre todos os problemas que foram colocados na vida de Matt e da maneira que ele a tudo superou? Ninguém pode compreender o sentimento de orgulho e de realização de cada vez que eu sentia que ele atingiu o topo da montanha de outro obstáculo. Ninguém, incluindo eu mesmo, nunca vai saber a frustração e agonia por causa do que os outros punham entraves e ele porque era diferente. Quantas pessoas poderiam ser dadas aos problemas que Matt foi apresentado com êxito, e ainda como ele fez? Quantos continuariam a sorrir - pelo menos do lado de fora, ao mesmo tempo chorando por dentro para manter outras pessoas de livres de sentimentos ruins?

Eu agora me senti muito feliz porque eu pude ser capaz de passar algum tempo com Matt no Verão passado, durante as minhas férias da Arábia Saudita. Nós conversamos, e no sábado eu disse a Matt que ele era o meu herói e que ele era um homem singular, de um modo de ser que eu nunca tinha conhecido. Quando eu disse isso, eu curvado para ele por uma questão de respeito pela sua capacidade para continuar a sorrir e manter uma atitude positiva durante todos os ensaios e atribulações que tinha ido passar. Ele apenas riu. Eu disse a ele como eu estava orgulhoso por causa do que ele tinha realizado e aquilo que ele estava tentando realizar. A última coisa que eu disse a Matt foi que eu o amava, e ele disse que me amava. Essa foi a última conversa particular de um modo que eu nunca tive com ele.

Impacto sobre a minha vida? Minha vida nunca mais será a mesma. Tenho saudades de Matt terrivelmente. Acho que penso sobre ele o tempo todo, em momentos ímpares, quando alguma coisinha me faz lembrar dele, quando eu ando pelo frigorífico e vejo as fotos dele e de seu irmão, que temos sempre à porta, em momentos especiais do ano, tal como o primeiro dia de aulas, no dia de abertura da temporada de caça. Eu fico pensando quase a mesma coisa que eu fiz quando vi pela primeira vez ele no hospital. O que nos tornamos? Como ele pode ter mudado o seu pedaço do mundo para torná-lo melhor?

Impacto sobre a minha vida? Sinto-me com um enorme sentimento de culpa. Porque eu não estava lá quando ele precisava de mim mais? Porque é que não consegui passar mais tempo com ele? Porque não tentei encontrar outro tipo de profissão, para que eu pudesse ter estado disponível para gastar mais tempo com ele e ver como ele cresceu? O que eu poderia ter feito para ser um melhor pai e amigo? Como faço para obter uma resposta a essas perguntas agora? O único que pode responder-lhes é Matt. Estas questões serão comigo para o resto da minha vida. O que torna a situação pior para mim é saber que sua mãe e irmão terão semelhantes perguntas sem resposta.

Impacto sobre a minha vida? Além de perder o meu filho, eu perdi o meu pai no dia 4 de novembro, 1998. O estresse de todo o assunto era demasiado para ele. Papai assistiu Matt crescer. Ele ensinou-lhe a forma de caçar, pescar, acampar, cavalgar cavalos, e de ter amor ao estado de Wyoming. Matt, Logan, meu pai, e eu gostávamos de passar duas a três semanas acampando nas montanhas, em diferentes épocas do ano, para a caça, a pesca, e para lazer. Matt aprendeu a cozinhar durante uma dessas vezes numa lareira, ouvindo histórias sobre pesca, a dizer que tenho uma distância, e que tinha vontade de conduzir um caminhão do meu pai.

Três semanas antes Matt foi para o Fireside Bar pela última vez, os meus pais viram Matt em Laramie. Além disso, o meu pai tentou chamar Matt na noite que ele foi espancado, mas não obteve resposta. Ele nunca mais conseguiu superar a culpa de não ter tentado mais cedo. O aumento da tensão do hospital na vigília no hospital local com Matt quando ele morreu, o funeral e os seus devidos serviços com todas as atenções dos meios de comunicação e os manifestantes, com Judy me ajudando a limpar Matt e seu apartamento em Laramie alguns dias mais tarde. Foi demais para ele. Três semanas após a morte de Matt, meu pai morreu. Meu pai me disse depois do funeral que ele não esperava sobreviver ao que aconteceu com Matt. O estresse e a dor foram simplesmente demasiados para ele.

Impacto sobre a minha vida? Como pode a minha vida nunca ser o mesmo outra vez?

Eu costumava tomar banho com Matt, quando ele era pequeno, apenas para ensinar-lhe para não ter medo da água. Mais tarde, Matt me ajudou a fazer a mesma coisa com o Logan. Enfim, Matt e eu ficávamos no chuveiro, ele a jogar água em si em si ou a sua mãe, se ele pudesse convencê-la a entrar em casa de banho. Então ele ficava a rir e rir. Gostávamos também de cantar no chuveiro. Eu ensinei-lhe as canções "Row, Row, Row Your Boat", tanto "Irmão João" e sua versão francesa, "Frère Jacques" e "Twinkle, Twinkle, Little Star." Matt cantava alto e claro. Agora, que a voz é omissa, o barco foi afundado, Jacques não é mais frère, e as poucas estrelas já não twinkles.

* na foto: local onde Matthew foi espancado

Nenhum comentário: