sexta-feira, 31 de julho de 2009

DINAMARCA: Bombas fóbicas

31/07/09 - O site Portugal gay publicou que um atleta ficou ferido e outros participantes assustaram-se quando 3 bombas foram atiradas para uma das pistas nos World Outgames a decorrerem na Dinamarca. Uma das bombas rebentou perto de onde um bébe tinha estado a dormir momentos antes.

Segundo a Outsports, "A polícia dinamarquesa prendeu um homem de 31 anos de idade logo após ter lançado a terceira bomba, tendo sido acusado de crime de ódio de acordo com a imprensa dinamarquesa. O suspeito levava uma mochila contendo mais meia-dúzia de bombas. Os dispositivos que explodiram na pista foram descritos como sendo poderosos, com cerca de 9 polegadas de comprimento, com um plástico azul e um fusível queimava após poisar."

Dean Koga, corredor, foi levado para um hospital para tratamento dos ferimentos recebidos. Já não competiu mais, tirando o resto do dia para descansar.

Depois da cerimónia de abertura, três homens de várias nacionalidades foram atacados e posteriormente tratados num hospital por ferimentos menores. Dois homens, ambos com antecedentes criminais, que supostamente estavam alcoolizados, foram detidos pela polícia como suspeitos.

Fonte:

Portugal Gay

SUÉCIA: Revisão de tratamentos para transexuais

31/07/09 - Foi divulgado pelo site Portugal Gay que o *Swedish Board for Health and Welfare [*Instituto para a Saúde e Bem-Estar] (Socialstyrelsen) iniciou uma revisão dos tratamentos dispensados a pessoas transexuais que desejam submeter-se à CRS.

Organizações representantes da comunidade LGBTTI há muito que argumentavam que os serviços prestados não atendiam plenamente às suas necessidades.

As críticas centravam-se em questões como o atraso no processo de transexualidade com variações de até vários anos, dependendo da localidade.

Existem também diferenças significativas de preços para as diversas operações e procedimentos entre as autoridades sanitárias do país e incoerências sobre o montante que as pessoas transexuais têm de contribuir.

"A esperança é que teremos para oferecer cuidados de saúde de alta qualidade para este grupo e que será consistente em todo o país, o que deverá melhorar a qualidade de vida para as pessoas transexuais", disse Håkan CEDER à Sveriges Radio (SR).

Segundo a legislação que remonta a 1972, para se aceder à CRS deve-se ser maior de 18 anos, ter a cidadania sueca, submeter-se a esterilização e não se ser casado. Para se estabelecer o género da pessoa, deve ser concluído um exame psiquiátrico antes do pedido ser submetido ao Health and Welfare Board's para deferimento. Após a confirmação de género da pessoa transexual é emitido um novo número de identificação pessoal (personnummer) e só então se poderá submeter à CRS.

Durante trinta anos, a média de pessoas a submeter-se a esta cirurgia era de 12 a 15 por ano. Desde 2003 subiu para 25 por ano, segundo dados fornecidos pela Federação Sueca dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (RFSL).

Fonte:

Portugal Gay

CHILE: Transexual vítima de bullying transfóbico

30/07/09 - Segundo foi publicado pelo site Portugal Gay, um transexual havia sido agredido nas cercanias de um liceu para o "tornarem mulher". Agora foi ameaçado de morte.

Este brutal caso de transfobia foi denunciado pelo Movimiento de Integración y Liberación Homosexual (Movilh) ao Mineduc e à Dirección de Educación de la Municipalidad de Santiago.

Apoiado pela família e pelo Movilh, um estudante de 16 anos, F. E., do liceu A-14, Libertador General José de San Martín, no município de Santiago, denunciou episódios violentos e a discriminação sofrida por ter uma identidade de género masculina.

A 4 de Julho, 4 colegas atacaram-no perto do Metro Toesca, deixando-o com graves lesões físicas e psicológicas. "Fui atingido nas costas, rosto, braços e pés. Eles bateram-me no chão até se cansarem. Disseram-me que me iam tornar numa mulher e violaram-me", relatou, com lágrimas nos olhos o aluno que tem sido sempre apoiado pelos pais e irmãos.

Os acontecimentos agravaram-se ontem, quando um amigo dele foi ameaçado de morte, nas proximidades do liceu, por outros alunos. "Só porque é amigo de uma pessoa transexual foi ameaçado, ficando com um medo paralisante e a chorar, pelo que junto com a família decidimos apresentar uma queixa junto da polícia," afirmou o presidente do Movilh, Rolando Jiménez.

Os pais precisaram que os problemas iniciaram-se em Junho passado, "o inspector-geral da escola, sem o nosso consentimento, visibilizou perante alunos a identidade de género do nosso filho. Assim, inteiraram-se todos e os ataques psicológicos começaram e culminaram com as agressões físicas a 2 de Julho."

"uma das coisas que mais me causou dor, foi uma amiga de quem gostava ter sido transferida de escola, apenas porque mantinha uma relação amigável comigo. Ela sempre soube que eu sou transexual, mas quando da divulgação pelo inspector-geral, os seus pais decidiram transferi-la."

Fonte:

Portugal Gay

Conselho Federal de Psicologia mantém censura pública a psicóloga que afirma curar gays

Marcelo Cia, membro da equipe do site Mix Brasil, publicou hoje (31/07/09), no site, que o Conselho Federal de Psicologia em decisão proferida nesta sexta-feira, 31, manteve punição à psicóloga Rozângela Justino por seu trabalho clínico de converter homossexuais à heterossexualidade. A punição de "censura pública", dada anteriormente pelo órgão, foi contestada pela psicóloga mas o Conselho resolveu mantê-la.

Estiveram na sessão, além de Rozângela, a assessoria do deputado federal Paes de Lira, aliado neste caso à psicóloga, além de um pastor da igreja Bola de Neve e advogados. A punição é baseada na resolução do CFP, de 22 de março de 1999, na qual a entidade afirma que a homossexualidade "não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão", e, portanto, não cabem terapias para tratá-la.

O CFP manteve a punição que tinha sido aplicada à psicóloga pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro. O presidente do CFP, Humberto Verona, explicou que a entidade não poderia agravar a punição, aplicando uma suspensão ou cassação do registro profissional, pelo fato de a própria psicóloga ter recorrido ao conselho.

Em blogs e sites ligados a igrejas evangélica que apóiam a conversão de gays e o trabalho da psicóloga, foram divulgados abaixo-assinados em apoio de Rozângela.
Nesta sexta-feira, 31, em seu próprio blog, Rozângela escreveu: "estou me sentindo muito bem acompanhada pessoal e tecnicamente por divesos advogados, e pelo pastor Rodrigo da igreja Bola de Neve-DF, além da Assessoria do Deputado Paes de Lira. Deus colocou diversos advogados e amigos ao meu redor. Milhares de pessoas em todo o Brasil oram por mim e em tudo vejo a mão de DEUS."

Em post publicado nesta quinta-feira, Rozângela escreveu: "Amanhã os ativistas do movimento pró-homossexualismo prometeram estar em frente ao CFP, mas nós não iremos fazer qualquer manifesto. Os manifestos em todo o Brasil e até mesmo por parte de irmãos do exterior serão através das orações a Deus. Peço que não orem somente por mim, mas para Deus manifestar o seu poder diante dos próprios ativistas para que eles conheçam a Sua soberania. E vamos aguardar a palavra final que é dELE, pois além dEle não há DEUS!
Paz e todo o bem.
Rozangela".

A decisão contra a psicóloga foi decretada. Cabe agora o pedido de cassação de seu registro profissional. Este pedido deve ser feito por algum paciente que tenha se sentido prejudicado pelo tratamento ou por uma entidade LGBT.

Fonte:

Mix Brasil

Ministério da Saúde de Portugal pode punir gays que não se assumem

31/07/09 - a Redação do site Mix Brasil divulgou que uma nova polêmica surgiu em Portugal com a insistente ideia que o presidente do Instituto do Sangue do país, Gabriel Olim, tem defendido em entrevistas: penalizar os homossexuais que não assumirem sua orientação sexual nas entrevistas de triagem na doação. Gabriel diz que conta com o total apoio do governo português por meio do Ministério da Saúde com relação ao seu posicionamento.

Ele já defendeu em várias entrevistas à imprensa portuguesa que gays masculinos e homens bissexuais têm um comportamento sexual mais agitado e de risco, com mais chances de portarem DSTs e Aids, por isso não deveriam esconder sua orientação quando preenchem a ficha para doar seu sangue.

Portugal proibiu que gays e bissexuais doem sangue alegando que o número de pessoas com HIV neste segmento é muito alto em relação ao encontrado em heterossexuais. No Brasil, mesmo com a necessidade imensa de doações, gays também não podem doar sangue por causa de sua orientação sexual e por serem considerados um grupo de risco.

Fonte:

Mix Brasil

Transexual lança programa de rádio nas madrugadas

Neto Lucon*, publicou no site Mix Brasil,hoje - 31/07/09, que a transexual Maite Schneider pode ser, a partir do próximo dia 3, 'a companhia das noites frias e de insônia'. Isso porque ela, que é dona do conhecido site Casa da Maitê, acaba de lançar um programa de rádio, exibido de segunda à sexta, da meia-noite às duas da matina.

Com transmissão ao vivo, o programa conta com a participação do público por meio de ICQ e bate-papo. “Assim como no site, o programa leva a mesma marca: a participação dos ouvintes, sua opinião e desabafos”, afirma a trans.

Cheia de novidades, ela também traz dicas, comentários, entrevistas, promoções, músicas e muito humor. "Terá que ter a nossa cara, e a nossa cara é a da diversidade. Não haverá assunto que não seja permitido e nem comentários que sejam proibidos”, completa ela.

Você poderá ouvir o programa “Casa da Maitê - nas ondas do rádio” direto do site Casa da Maitê (www.casadamaite.com) e também no site da Rádio Tributus ( www.radiotributus.com.br).

* Neto Lucon Jornalista formado pela Puc-Campinas, é autor do livro-reportagem “Por um Lugar ao Sol”, obra que traz histórias de vidas de travestis e transexuais inseridas no mercado formal de trabalho.

Madri terá feira de cinema da diversidade sexual em novembro

31/07/09 - Foi publicado pela Redação do site Mix Brasil que Madri, vai receber entre os dias 2 e 8 de novembro o LesGaiCineMad SFM – 1er Mercado de Películas LGBT en Español, onde distribuidores, compradores e cinéfilos em geral poderão trocar informações e, claro, adquirir filmes. O objetivo é promover as produções cinematográficas de temática LGBT faladas em espanhol. O evento é realizado dentro da programação do Festival Internacional de Cine Lesbico Gai de Madrid, que rola de 29 de outubro a 8 de novembro.

O evento está recebendo as inscrições dos filmes – curtas e longas - que queiram participar até o dia 1º de setembro. Para se inscrever, é preciso que a produção tenha sido feita depois de 2006, seja falada em espanhol (ou outra língua da Espanha) e represente “a realidade, a felicidade, a luta e a vida da comunidade LGBT”, segundo os organizadores.

A LesGaiCineMad possui atualmente um arquivo com pelo menos 1000 filmes sobre diversidade afetiva, um dos maiores da Espanha e países que falam espanhol. Ela é responsável por fundar e presidir a Red de CineLGBT, a maior rede de festivais LGBT em espanhol que envolve pelo menos 30 festivais de cinema LGBT na Espanha e América Latina.

Fonte:

Mix Brasil

Harvey Milk receberá homenagem póstuma de Barack Obama

30/07/09 - Foi divulgado pela Redção do site da revista A Capa, o ativista Harvey Milk receberá uma homenagem póstuma do presidente dos EUA, Barack Obama, em cerimônia marcada para o próximo dia 12 de agosto.

Milk, cuja história foi contada no filme de Gus Van Sant, "Milk", estrelado por Sean Penn, será lembrado com a Medalha presidencial da Liberdade, a mais importante honraria civil do país.

Segundo o grupo The Gay & Lesbian Victory Fund, o presidente Obama pretende homenagear, além de Harvey Milk, o tenista Billie Jean King e o senador assumido pelo estado de Massachusetts, Edward M. Kennedy.

Stuart Milk, sobrinho do político e ativista assassinado em 1978, receberá a honraria em nome de Harvey. "A mudança está acontecendo, mas ainda falta muito. Espero que esse reconhecimento inspire os LGBTs norte-americanos a servirem abertamente, a viverem o orgulho com autenticidade e a exigir a igualdade que todos merecem", disse Stuart em um comunicado.

Fonte:

A Capa

Albânia poderá aprovar casamento gay

30/07/09 - A Redação do site da revista A Capa publicou que a pequena Albânia, país de maioria muçulmana, poderá aprovar em breve uma lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

De acordo com a agência Associated Press, o governo acredita que a lei, se aprovada, será vital para cessar a discriminação contra homossexuais no país. O primeiro-ministro Sali Berisha, que foi recentemente reeleito, disse que o projeto foi proposto por ONGs LGBTs. A lei deve ser aprovada pelo Parlamento, onde os democratas controlam 74 das 140 cadeiras.

Se a lei for sancionada, ela tornará a Albânia o primeiro país da região dos Bálcãs a permitir o casamento gay.

Fonte:

A Capa

Schwarzenegger corta verbas para programas de HIV/Aids

A Redação do site da revista A Capa divulgou na Quinta - 30/07/09 que o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, anunciou esta semana que cortará mais US$ 489 milhões da verba anual destinada, inclusive, a programas de prevenção e tratamento do HIV/Aids.

Nessa verba, também estão compreendidos programas para o bem-estar de crianças e idosos. Apesar de o governo ter dito que cortaria "apenas" US$ 52 milhões, o Departamento de Saúde Pública para Aids da Califórnia acredita que esse corte será ainda maior e estima em US$ 85 milhões o total reduzido no orçamento.

"Não há verbas para o tratamento e apoio [a vítimas da Aids]", disse Michelle Roland, diretora do Escritório da Aids. Alguns programas receberão apenas 1/5 da verba em comparação ao ano passado.

Ainda não se sabe se o governo irá realocar verbas restantes para serviços médicos. Para as ONGs de HIV/Aids do estado, os serviços de home care para pessoas que vivem com a doença estão entre os primeiros a ser prejudicados pelo corte.

Fonte:

A Capa

"Lorca era um gay que não pôde viver sua vida", diz historiador irlandês

Segundo informações publicadas hoje - 31/07/09, no site da revista A Capa, a editora Planeta acaba de lançar na Espanha o livro "Lorca y El Mundo Gay", que revela detalhes das relações homossexuais frustradas do poeta Federico García Lorca.

Escrito pelo historiador irlandês Ian Gibson, um dos maiores pesquisadores da vida de Lorca, a obra associa de forma explícita as tramas e os versos do poeta espanhol à sua homossexualidade. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Gibson diz que só foi possível lançar o livro após os irmãos de Lorca terem morrido, porque, segundo ele, a homossexualidade do poeta era considerada um tabu.

"No caso de Lorca, seu irmão não aguentava sua homossexualidade e por isso era difícil que os críticos espanhóis escrevessem sobre isso. As gerações anteriores eram homofóbicas. Havia uma espécie de censura", diz o historiador. Para Gibson, Lorca "era um gay que não pôde viver sua vida, isso é essencial para compreender a obra" do poeta espanhol.

Na entrevista, Gibson conta que a única vez em que a palavra "homossexual" aparece numa obra de Lorca é na peça "El Público", que o poeta escreveu entre Nova York e Cuba. "É toda uma história de disfarces e personagens que não podem expressar sua vida, que vivem em simulacros", diz o historiador.

Segundo Gibson, uma das poucas relações bem sucedidas do poeta foi com o escultor Emilio Aladrén. "Sabemos pouco porque não temos a correspondência deles. Era muito bonito, não era gay nem bissexual, mas estava fascinado por Lorca", conta.

Lorca teria ainda vivido uma relação frustrada com o pintor Salvador Dalí. "Ele tinha um pavor terrível de ser homossexual, que foi desesperador para o Lorca, mas isso não quer dizer que não tenham passado momentos maravilhosos juntos", revela Gibson.

A relação entre Lorca e Dalí foi contada no filme "Little Ashes", que não tem previsão de estreia no Brasil

Fonte:

A Capa

terça-feira, 28 de julho de 2009

Vote a favor da Parada LGBT de Oliveira

Segundo foi divulgado pelo site Do Lado, nesta Terça-feira- 28/07/09, a Parada LGBT de Oliveira, Minas Gerais, pode não acontecer por preconceito.

Entre no site www.gazetademinas.com.br e participe da enquete – ao lado direito – respondendo SIM para a pergunta “Você é a favor da Parada Gay em Oliveira?”. Apenas um voto é permitido por pessoa e não é necessário ser cadastrado.

No ano passado a Parada LGBT de Oliveira enfrentou o mesmo problema mas, graças à repercussão favorável, o evento foi realizado.

Fonte:

Do Lado

Rede TV! terá que indenizar casal lésbico

Conforme foi publicado pela Redação do site Mix Brasil, hoje - 28/07/09 , o juiz Mario Sergio Leite, da 2ª Vara Cível de Barueri (SP), condenou nesta semana a Rede TV! e o advogado Celso Vendramini a pagar 80 salários mínimos para um casal de lésbicas. Elas recorreram à Justiça por se sentirem ridicularizadas no programa Superpop, da apresentadora Luciana Gimenez. Ainda cabe recurso da decisão.

Para dar a sentença, o juiz se apoiou na ideia de que discutir união entre pessoas do mesmo sexo com tom sensacionalista, especulativo e pejorativo justifica o pagamento de indenização por danos morais. Ironicamente, a psicóloga Valéria Melki Busin e a servidora pública Renata Junqueira de Almeida foram convidadas pelo programa para debater o tema como forma de reduzir a discriminação e o preconceito.

O casal alega que foi submetido a um debate “em clima hostil e desrespeitoso”. Elas consideram que foram expostas a uam situação vexatória para milhares de espectadores.

A emissora alegou que as duas participaram do debate por livre e espontânea vontade. Por isso, não deveria pagar nenhum tipo de indenização.

Fonte:

Mix Brasil

Participantes são agredidos no World OutGames 2009

Conforme foi publicado pela Redação do site Mix Brasil, hoje - 28/07/09 , o World OutGames em sua edição de 2009, evento este que é considerado uma maneira de celebrar o orgulho gay nos esportes e que está sendo realizado em Copenhague, Dinamarca, teve como desfecho da primeira noite muitos participantes agredidos, vítimas de homofóbicos contrários ao evento.

Segunda a agência de notícias EFE, dentre dezenas de agredidos, um sueco, um britânico e um norueguês ficaram em estado grave e tiveram que ser encaminhados ao hospital.

Com a estimativa de público de 500 mil e seis mil atletas, o World OutGames 2009 segue com as competições esportivas até o dia 2 de agosto.

Fonte:

Mix Brasil

ONG brasileira é a primeira do Sul a conquistar status consultivo junto à ONU

Conforme foi publicado pela Redação do site Mix Brasil, hoje - 28/07/09, a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) recebeu na última segunda-feira, 27, o status consultivo no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) que pleiteava. É a primeira vez que uma organização de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais do Hemisfério Sul recebe o título, que permite a organizações não governamentais apresentarem depoimentos verbais e relatórios escritos em reuniões da ONU.

Com o status, a ABGLT pode agora informar oficialmente a ONU sobre a violação de direitos humanos e a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero que ocorre pelo planeta (3 mil ONGs do mundo todo já possuem esse status). Além disso, agora a ABGLT pode também realizar eventos nas dependências das Nações Unidas. O status foi concedido em uma votação de 25 votos a favor, 12 contra e 13 abstenções.

O reconhecimento da ABGLT vem depois de três anos de luta e preparação para conseguir penetrar mais profundamente a ONU. “Já tínhamos encaminhado toda a documentação, elaboramos um dossiê, passamos por entrevistas, foram realizadas auditorias jurídicas e muito trabalho de incidência política foi necessário para conquistar esse status”, afirma Beto de Jesus, um dos responsáveis pelo trabalho de advocacy internacional.

“É uma vitória para os direitos humanos das pessoas LGBT,” considera Toni Reis, presidente da ABGLT, acrescentando que a entidade vai atuar incessantemente na defesa dos direitos de pessoas LGBT no mundo, inclusive nos 80 países onde as relações sexuais consentidas entre pessoas do mesmo sexo ainda são criminalizadas, com pena de morte prevista em sete desses países.

Fonte:

Mix Brasil

EGIPTO: Mulher transexual excluída de universidade

Foi divulgado pelo site Portugal Gay, hoje 28/07/09, que uma transexual feminina egipcia processou o presidente da al-Azhar University por recusar-se a readmiti-la depois da *CRS.

Sally Mohamed Abdullah acusa o Dr. Mohamed al-Tayeb, presidente da antiga universidade islâmica, de roubar documentos que continham um veredicto autorizando-a a retomar os estudos de medicina que cursava antes da operação.

O Supreme Administrative Court tinha sentenciado que a universidade era obrigada a aceitar Sally novamente como aluna. Mas Sally foi apanhada de surpresa quando a informaram na secretaria da universidade que o seu processo tinha sido roubado. O delegado do ministério público, General Abdel-Meguid Mahmoud, abriu um inquéito relativo ao desaparecimento dos documentos.

Na queixa, Sally protesta que o presidente da universidade não implementou a sentença do tribunal e acusa-o de arruinar o seu futuro.

A CRS foi realizada em 1996 depois de médicos terem determinado que o seu físico e o seu psicológico pertenciam a uma mulher. Depois da cirurgia, uma comissão disciplinar foi feita na universidade para decidir o seu futuro como estudante e Sally foi excluída, por ter trabalhado como dançarina do ventre em clubes noturnos, o que a desclassificava como estudante da universidade.

Sally iniciou um processo junto do tribunal administrativo, que sentenciou a seu favor, mas a universidade apelou, estando o caso pendente há dez anos.

*Cirurgia de Readequação de Sexo

Fonte:

Portugal Gay

TAILÂNDIA: Transexual a quem foi negada a CRS encontrada morta

Segundo foi publicado hoje - 28/07/09 no site Portugal Gay, recentemente (dia 26) foi encontrada morta na sua casa em Soi Toongglom Tanman, uma mulher transexual de 43 anos a quem tinha sido negada a CRS devido a supostos problemas psiquiátricos.

O corpo foi encontrado jazendo num sofá com uma camisa de noite púrpura, tendo sido encontrados vários medicamentos na sala. Não se sabe o nome dela, visto as notícias só difundirem o nome de baptismo.

Uma vizinha da vítima apressou-se a informar a polícia que a mulher era viciada em marijuana (sem comentários) mas que estava em tratamento num centro de reabilitação (para viciados em erva, pois), além de que tinha sido despedida de uma companhia onde trabalhava há mais de 10 anos.

Afirmou ainda que a mulher tinha posto implantes mamários, mas que os seus pedidos para a CRS tinham sido sistematicamente recusados devido a problemas psiquiátricos.

A falecida já não tinha parentes vivos e tinha vivido com um jovem que, apesar de ter abandonado a casa por suposta tentativa de violação, todos os dias lá ia levar comida, tendo sido ele a encontrar o corpo e a dar o alerta.

Uma autopsia irá ser realizada a fim de se descobrir o verdadeiro motivo da sua morte, pois foram encontrados sedativos na casa.

Um triste exemplo em como a transexualidade não dá imunidade a outros problemas psiquiátricos, embora neste caso as notícias originais dêem a entender que os supostos "problemas psiquiátricos" eram a sua depêndencia da erva (sem comentários), e exemplo do mal prepretado por médicos que tratam da transexualidade somente baseados em teorias ridículas como subjacente aqui, que implica a absurdidade de uma pessoa transexual não poder ter qualquer problema psíquico como outra pessoa qualquer.

Fonte:

Portugal Gay

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Casal de policiais comemora o nascimento do filho

Foi divulgado pelo site Do Lado, nesta Segunda-feira 27/07/09 que Steven Ponder (28) e Ivan Sigston (48) são casados, moram na Inglaterra, trabalham como policiais e estão em comemoração com o nascimento do primeiro filho, William Campbell Ponder-Sigston.

Quando Steven contou à sua irmã, Lorna Bradbury (31), que o casal estava querendo construir uma família, ela imediatamente se ofereceu como barriga de aluguel para a criança – sem receber nada por isso.

Para realizar a inseminação artificial, foram utilizados os espermatozóides de Ivan Sigston. Mesmo como pai biológico da criança, Ivan precisará entrar com um pedido de adoção junto ao seu companheiro Steven, para que ambos usufruam da guarda da criança, nascida no final de Julho.

“Eles estão extasiados e não sabem como agradecer à Lorna. O quarto do bebê está todo decorado em azul e levam William e os cachorros para passear todos os dias. Muitos não vão concordar mas foi um acordo entre três adultos conscientes – e William será criado com muito amor”, revelou um amigo do casal.

Fonte:

Do Lado

EUA: Professora transexual forçada a reformar-se

Foi publicado pelo site Portugal Gay neste Domingo, 26 de julho /09 que McBeth era um(a) popular professor(a) substituto(a) em duas escolas de New Jersey até ao dia em que regressou como Lily McBeth.

A decisão, em 2006, de continuar a poder lecionar em ambas as escolas correu os states como um exemplo de não-discriminação, tolerância e aceitação da comunidade transexual norte-americana, apesar da objecção de alguns pais.

Mas, desde essa altura, aquela que anteriormente à transição tinha umas 16 a 20 nomeações por ano para leccionar na Pinelands Regional School District e 15 a 18 na Eagleswood School District, passou a ter duas por ano em ambos os distritos.

"Quando ouvi o concelho escolar afirmar que continuariam a contar comigo, fiquei deliciada", afirmou. "Pensei que me considerassem uma pessoa de valor e que continuaria a ser uma ajuda valiosa. Mas não foi isso que aconteceu".

"O que fizeram foi meterem-me num armário outra vez e preservaram-me lá".

McBeth, já com 75 anos, já enviou uma carta avisando da sua indisponibilidade ao Eagleswood Board of Education e proximamente fará o mesmo ao Pinelands district.

Fonte:

Portugal Gay

BRASIL: Homofobia e transfobia pesquisadas

Foi publicado pelo site Portugal Gay nesta Segunda-feita, 27 de julho /09 que uma pesquisa divulgada recentemente pela FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), revelou alguns dados sobre estas problemáticas.

A pesquisa foi realizada com base em entrevistas feitas a 18,5 mil alunos, pais, professores, directores e funcionários, de 501 unidades de ensino de todo o país.

Entre as conclusões do inquérito foi revelado que 87% da comunidade - sejam alunos, pais, professores ou servidores - tem algum grau de preconceito contra homossexuais. 44% dos estudantes do sexo masculino afirmaram que não gostariam de estudar com homossexuais, enquanto que 14% dos estudantes do sexo feminino afirmaram que não gostariam de estudar com homossexuais.

Foi revelado também que O debate incipiente sobre diversidade sexual nas escolas atinge também os materiais didáticos. Também o principal motivo para que a discriminação contra estudantes homossexuais faça parte do quotidiano das escolas brasileiras é a falta de preparação dos professores para lidar com a questão. O presidente da Associacção Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis, afirmou que "muitos profissionais da educação ainda estão convencidos de que a homossexualidade é uma doença que deve ser tratada e recomendam aos alunos homossexuais que procurem um psicólogo".

Travestis e Transexuais, segundo o estudo, são as maiores vítimas de fobia dentro da escola. Educadores, psicólogos e entidades consultadas pela Agência Brasil foram unânimes ao afirmar que esse segmento é o mais afectado. Para fugir da discriminação, muitas vezes a saída é abandonar os estudos. "É raríssimo encontrar um travesti no ensino médio", afirma o educador Beto de Jesus, representante na América Latina da Ilga (Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersexo).

Fonte:

Portugal Gay

PlanetOut: Acaba presença lgbt na Nasdaq

A Redação do site Mix Brasil publicou nesta Segunda-feita, 27 de julho /09 que após ter recebido em março deste ano notificação da Nasdaq de que havia caído abaixo do limite mínimo para operar, a PlanetOut Inc buscou formas de transferir recursos junto a investidores para atingir os US$ 10 milhões necessários para manter presença na bolsa eletrônica. A empresa, dona da Out e Advocate além de outras empresas de turismo e mídia no segmento lgbt, já havia sido incorporada pela Regente Media no ano passado e enfrenta sérios problemas financeiros.

Em dezembro de 2004 a PlanetOut Inc tornou-se a primeira empresa lgbt do mundo a fazer IPO, lançando com grande alarde suas ações na bolsa eletrônica Nasdaq ao valor unitário de US$136.

Sem nenhuma notificação as ações da PlanetOut Inc, que estavam cotadas US$ 0,38, foram retiradas da bolsa no último dia 16, tendo a empresa chegado ao market cap (número que na prática avalia o valor da empresa estimado pelo mercado) de apenas US$ 1,55 milhão.

Em fevereiro de 2003 a Out.com, que na época tinha planos de entrar no mercado brasileiro, pressionou o MixBrasil a se unir a empresa sob ameaças de que a não-aceitação da fusão implicaria no nosso fim.

Fonte:

Mix Brasil

Abaixo-assinado contra psicóloga que cura gays é alterado

A Redação do site Mix Brasil publicou nesta Segunda-feita, 27 de julho /09 que o abaixo-assinado pedindo a cassação do registro de psicóloga de Rozângela Justino , a que diz curar gays com terapia, sofre alterações. Obtendo mais informações sobre o processo contra Rozângela, a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), idealizadora do documento, percebeu que ela não está sendo cassada, mas sim censurada. O abaixo-assinado já conta com a assinatura de 109 entidades de todo o Brasil.

A sessão do Conselho Federal de Psicologia (CFP) a ser realizada no próximo dia 31 vai julgar um recurso feito por Rozângela referente à decisão de censura a ela, tomada pelo Conselho Regional do Rio de Janeiro, depois de representação feita pelo Grupo 28 de Junho, em 2003. No dia 31, o CFP poderá manter, amenizar ou revogar a decisão do Conselho Regional, ou seja, o CFP não julgará a cassação da psicóloga.

A representação encaminhada pela ABGLT ao Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro pedindo a cassação do registro profissional de Rozângela tramita lá sob o nº 022/07 e ainda não foi julgada porque o primeiro processo (do Grupo 28 de Junho) ainda não foi concluído.

A militância corrigiu o abaixo-assinado e agora pede a manutenção pelo CFP da decisão de censura proferida pelo Conselho Regional do Rio de Janeiro, e para que também a Comissão de Ética do Conselho do Rio de Janeiro julgue e casse o registro profissional de Rozângela Justino. Se alguma instituição quiser retirar seu nome do abaixo-assinado devido a essas alterações, é só enviar um e-mail para presidência@abglt.org.br. Pessoas físicas podem participar pelo e-mail eperet2008@gmail.com.

Fonte:

Mix Brasil

Polícia paraibana prende trio de jovens acusados de matar travesti

A Redação do site Mix Brasil publicou nesta Segunda-feita, 27 de julho /09 que a polícia da Paraíba prendeu na tarde do último sábado, 25, em João Pessoa, um trio de adolescentes que é acusado de matar uma travesti conhecida como Bianca. Dos três, dois deles são menores de idade. Bianca teria sido assassinada porque eles estavam com raiva dela por ter tentado fazer sexo oral neles.

Segundo o site PBAgora, o único maior de idade é Gildeão Alves da Silva, que tem 18 anos. Ele foi preso na tarde de sábado por uma operação conjunta aramada entre os policiais do Serviço de Inteligência e Rádio Patrulha do 1º Batalhão da capital paraibana. Gildeão foi detido junto com os outros dois acusados pelo crime, os jovens A.S.S. 16 anos, mais conhecido por “Fofão”, e J.S.S. 17 anos, o “Gringo”, moradores do Bairro dos Novais.

Em depoimento à polícia, os três jovens confessaram que mataram Bianca na madrugada do dia 20 porque ela teria tentado fazer sexo oral neles enquanto dormiam. O corpo de Bianca foi encontrado somente por volta das 11h do último sábado, 25.

Fonte:

Mix Brasil

sexta-feira, 24 de julho de 2009

"Sou diabético e estou perdendo a ereção. O que devo fazer?"

João Batista Pedrosa, psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro Segundo Desejo (Iglu), publicou o seguinte material, que aqui disponibilizo, no site da revista A Capa, hoje - 24/07/09, respondendo a uma pergunta que lhe foi enviada:
" Pergunta: Pedrosa, estou perdendo a ereção constantemente nas minhas relações com meu namorado, não chego até o fim. Sou ativo. Tenho 48 anos e há seis meses comecei a ficar diabético. Estou preocupado com isso, o que devo fazer, pois li em algum lugar que a diabetes pode provocar isso, é verdade? Lino (Campinas - SP)."

Você apresenta um quadro de Disfunção Erétil que é a incapacidade persistente de manter a resposta sexual, através da ereção peniana, satisfatória para a relação sexual. É a queixa mais comum entre homens na área sexual. Segundo pesquisa do projeto Sexualidade do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo - USP, realizada em 2003 com 7.103 indivíduos em 13 estados brasileiros, só 66,5% dos homens brasileiros relatam terem ereções penianas satisfatórias para relações sexuais e 1,7% relatam ter Disfunção Erétil completa.

A maioria dos casos de Disfunção Erétil é de origem não-orgânica. As principais causas orgânicas são: doença arterial obstrutiva de causa arterosclerótica ou traumática do sistema vascular pélvico e peniano, que diminui o fluxo de sangue e reduz a sensibilidade peniana; alterações nos nervos, enfermidades ligadas ao alcoolismo e a diabetes; alterações da produção hormonal, diminuição da testosterona e hipotirodismo, dentre outras.

Os principais fatores de risco ligados a Disfunção Erétil são: hipertensão arterial, insifuciência coronária, esclerose múltipla, operações realizadas na pelve, uso de agentes tóxicos, como: nicotina, álcool, maconha, cocaína, dentre outras. Lino, te aconselho a procurar logo um médico clínico geral e um urologista para uma avaliação do seu caso, já que você relata que é diabético. A diabetes, sim, pode provocar a Disfunção Erétil. Receba meu abraço fraterno!

Fonte:

A Capa

Justiça da Austrália proíbe homens em festas lésbicas

(O material que aqui publico me foi indicado pelo meu companheiro, obrigado cara!)

A redação do site da revista A Capa divulgou hoje - 24/07/09 que a empresa australiana Pinkalicious, responsável por promover diversos eventos voltados para o público lésbico, conseguiu na Justiça o direito de vetar a entrada de homens em suas festas.


Segundo Samantha Stevens, uma das diretoras da empresa, a decisão deve ser considerada um "marco", pois a presença de homens intimida as mulheres. "Ao meu ver, as lésbicas são alvo das fantasias masculinas, e por esse motivo estão sujeitas ao assédio deles [homens]", ressaltou.

A nova medida foi aprovada pela Comissão para os Direitos Humanos da Austrália. Em contrapartida, o Tribunal Civil Administrativo Vitoriano, que julgou a ação, também garantiu a proibição de mulheres em alguns bares gays do país.

Fonte:

A Capa

"A homofobia é estúpida", diz Daniel Radcliffe

A redação do site da revista A Capa, publicou hoje - 24/07/09 que em entrevista à "Attitude", Daniel Radcliffe, intérprete de Harry Potter nos filmes da série, falou sobre os diversos tipos de preconceito que o incomodam, inclusive a homofobia.

“Eu simplesmente abomino homofobia. É simplesmente nojenta e estúpida. Acho que as pessoas que não conseguem lidar com isso estão com medo. Eu cresci cercado de gays. Eu fui o único aluno de minha classe que teve alguma experiência com homossexuais”, disse o ator, que acaba de completar 20 anos.

Na entrevista, Radcliffe falou também sobre política, assumindo seu lado "liberal democrata" e criticando o trabalho do primeiro-ministro Gordon Brown. "É uma tragédia perceber que esse homem esperou a vida toda para fazer esse trabalho - e agora se deu conta que ele não consegue fazê-lo", opinou.

O último filme do bruxinho, "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", já foi visto por mais de 1,8 milhão de pessoas no Brasil, arrecadando R$ 16 milhões.

Fonte:

A Capa

Honduras: Golpe de Estado piora situação de gays

Segundo foi divulgado hoje - 24/07/09, pela redação do site Mix Brasil, uma comissão internacional de direitos humanos LGBT, a IGLHRC (International Gay and Lesbian Human Rights Commission), denunciou nesta semana uma piora na situação dos direitos civis de homossexuais em Honduras depois do golpe de Estado que o país sofreu.

A entidade cita como exemplos o assassinato de uma transexual que foi morta com dois tiros (suspeita-se da própria polícia) perto de uma associação gay de San Pedro Sula, além da prisão de cinco homossexuais que protestavam pela volta do presidente deposto, Manuel Zelya.

Fonte:

Mix Brasil

Justiça de MT autoriza casal gay a adotar crianças

Conforme a Redação do site da revista A Capa publicou ontem, dia 23/09/09, a Justiça do Estado de Mato Grosso concedeu ao casal Júlio Castilho, de 40 anos, e Paulo Ciliato, 35, a adoção dos irmãos R.F.M, de 6 anos, e A.F.M., de 8 anos. A decisão foi declarada pelo juiz Douglas Romão, da Vara da Infância e Juventude da comarca de Juara (cidade a 690 quilômetros de Cuiabá).

O casal tinha a guarda provisória das crianças desde outubro do ano passado, mas, de início, a intenção era adotar apenas um dos irmãos.

"Um dia fomos até a Casa de Passagem daqui (Juara), onde ficam crianças que sofrem maus tratos, e o maior olhou para a gente e disse: Sabia que já amo vocês? Então, no dia seguinte, falamos com o juiz e pedimos para adotá-lo também", relatou Júlio ao Diário de Cuiabá.

Com o costume de ir a abrigos e promover "sopões", Júlio e Paulo conheceram os meninos em uma dessas visitas. Hoje, os garotos estudam em escola particular, têm quarto próprio e alteram toda a rotina do casal.

"Eles acordam no meio da noite, sem sono, e às vezes fazem bastante bagunça, mas não tem preço ver o olho de uma criança brilhar quando ela diz que te ama e sabe que você pode mudar o futuro dela", conta.

Sobre a homossexualidade dos pais, Júlio afirma que ensina a eles "que o amor entre duas pessoas não depende do sexo delas". "Falamos que somos companheiros e as crianças entendem como tudo funciona em casa. Outro dia, perguntaram para o menor onde estava a mãe dele e ele respondeu: Mãe para quê? Para apanhar? Não preciso de mãe, tenho dois pais", relata o pai adotivo.

Júlio e Paulo convivem há 5 anos e moram juntos há 3, em Juara, aonde possuem um restaurante. O casal pretende ainda adotar um menino de 15 anos, do qual já tem também a guarda provisória. "Ele sabe qual é a situação, e tem o sonho de ter uma família. Está decidido que quer ser adotado".

Fonte:

A Capa

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Participe da campanha para ajudar na cassação do registro da psicóloga que “cura” homossexuais.

Segundo informações publicadas pelo site Do Lado, hoje-22/07/09, no próximo dia 31, o Conselho Federal de Psicologia vai decidir se cassa o registro da psicóloga, já que há dez anos é proibido qualquer tratamento para a homossexualidade.

Rozângela Alvez começou uma campanha para que não cassem seu registro. Por outro lado, uma campanha on-line está coletando assinaturas para que a médica tenha seu registro cassado.

Para participar basta assinar - e divulgar - o abaixo assinado on-line enviando um e-mail para presidencia@abglt.org.br.

Através de pequenas ações como essa, a comunidade LGBT faz sua voz ouvida na luta contra a homofobia.

A divulgação da campanha foi iniciada pelo perfil no Twitter LGBT Blogs e, em seguida, pelo maior perfil gay brasileiro, o Gay Brasil (LGBT).

Fonte:

Do Lado

Copenhagen: Sábado começa o 2° World Outgames

Segundo informações publicadas pelo site Do Lado, ontem - 21/07/09, o evento reunirá a comunidade LGBT em competições esportivas e performances artísticas.

Um evento para o corpo, a mente e o espírito. É assim que o site da segunda edição do World Outgames define o evento, que começa este sábado (25) na cidade de Copenhagen (Dinamarca).

O World Outgames acontece a cada quatro anos e a primeira edição foi realizada em Montreal, no Canadá, reunindo mais de 18 mil participantes de 111 países.

Para a edição deste ano, a programação do World Outgames 2009 inclui 34 modalidades esportivas, 17 festas oficiais, diversos shows e exposições artísticas, festivais de música, tango, filmes e por aí em diante.

Por ser um evento também artístico, diversos artistas LGBT - incluindo um representante brasileiro do Rio de Janeiro - prometem colorir as ruas de Copenhagen com muita festa, música e arte em comemoração ao orgulho e diversidade sexual.

O World Outgames 2009 acaba no primeiro sábado de Agosto (2) e já tem local marcado para a sua 3a edição, que será realizada em 2013 em Antuérpia (Bélgica).

Conheça mais sobre o evento no site oficial em http://www.copenhagen2009.org/.

Fonte:

Do Lado

Nova Friburgo no combate à homofobia

Conforme foi divulgado ontem - 21/07/09, pelo site Do Lado, como resultado de um convênio entre o Governo Estadual e o Município de Nova Friburgo, 12 cidades da região poderão usufruir do Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia.

A partir de Agosto, a comunidade LGBT poderá contar com orientação e atendimento personalizado nas áreas jurídica, psicológica e social. Os serviços são gratuitos e realizados por profissionais qualificados.

Nova Friburgo foi inserida no Programa Brasil Sem Homofobia, com o intuito de auxiliar no combate ao preconceito e discriminação, promovendo o debate à diversidade sexual e igualdade.

Segundo dados do Grupo Gay da Bahia, o Rio de Janeiro está em terceiro lugar entre os estados onde mais crimes homofóbicos são realizados no Brasil.

Fonte:

Do Lado

MUNDO: Relatório da Trans Murder Monitoring Project: a cada 3 dias é noticiado o assassinato de uma pessoa trans

Conforme foi publicado hoje, 22/07/09 pelo site portugal Gay, o Trans Murder Monitoring Project revela que mais de 200 homicídios de pessoas transexuais e transgéneros foram registados no último ano e meio.

Em Abril de 2009, a ONG internacional Transgender Europe (TGEU) em cooperação com a revista online multilingue "Liminalis -- A Journal for Sex/Gender Emancipation and Resistance" iniciou um novo projecto, denominado Trans Murder Monitoring Project, que visa sistematicamente reportar as mortes de pessoas trans em todo o mundo.

Os resultados preliminares das primeiras fases do projecto mostram que, no passado ano e meio, ocorreram em todo o mundo Um total de 204 assassinatos de pessoas trans. Em 2008, 121 casos de pessoas trans assassinadas foram noticiados. De Janeiro a Junho de 2009 já foram 83 os casos de pessoas trans assassinadas.

Além disso, os mesmos resultados preliminares mostram que o número de mortes registadas está a aumentar nos últimos anos. Desde o início de 2008, verificou-se uma média de uma pessoa trans assassinada a cada três dias.

Os casos foram registados nas seis regiões do mundo: América do Norte, América Latina, Europa, África, Ásia e Oceania. A maior parte dos casos ocorreram na América Latina e América do Norte. Nestes continentes, os países com mais casos foram o Brasil (59) e E.U.A. (16), em 2008, e o Brasil (23), Venezuela (20) e Guatemala (10) nos primeiros seis meses de 2009. Os resultados preliminares apontam ainda para um total de 11 casos registados na Colômbia, seguidos de 5 nas Honduras e 4 no México e na Venezuela em 2008, e nos primeiros seis meses de 2009, 6 no México e 3 na Argentina e República Dominicana, .

No total, 91 mortes de pessoas trans foram registadas em 11 Países latino-americanos em 2008 e 73 mortes em 11 Países latino-americanos durante os primeiros seis meses de 2009. Os homicídios registados na América Latina totalizam 75% do total mundial em 2008 e 88% do total nos primeiros seis meses de 2009.

Os resultados mostram também que houve assassínios de trans em 5 países europeus em 2008 (Alemanha, Espanha, Itália, Portugal e Turquia), e em 4 países europeus (Espanha, Rússia, Sérvia e Turquia), nos primeiros seis meses de 2009. Na Ásia, foram noticiadas mortes trans no Iraque, Malásia e em Singapura em 2008, e na Índia, nos primeiros seis meses de 2009. Na Oceania, mortes foram relatadas na Austrália em 2008, e na Nova Zelândia nos primeiros seis meses de 2009. No total, registam-se mortes de pessoas trans em 22 países em 2008, e em 17 países nos seis primeiros meses de 2009.

Estes resultados revelam também alguns detalhes sobre a assustadora natureza destes crimes. Os dados mostram que, em 2008, seis das vítimas eram menores, tal como três vítimas nos primeiros seis meses de 2009. Uma das baixas, Leticia King de Oxnard (E.U.A.), de 15 anos, foi morto por um colega com dois tiros na cabeça perante toda a classe. Além destes brutais assassínios, em 5 dos casos notificados em 2008, as vítimas foram encontradas torturadas ou desmembradas, dois foram fuzilados por polícias reformados e 3 aconteceram em esquadras policiais. Nos primeiro semestre de 2009, 5 dos casos foram de trans torturadas ou desmembradas.

Fonte:

Portugal Gay

NORUEGA: Transexual forçada a cortar testículos em casa

Segundo informações publicadas no site Portugal Gay,ontem dia 21/07/09, uma jovem mulher transexual de 20 anos, Rose, cortou os próprios testículos perante a recusa do único hospital que trata destes casos.

Ainda tendo de esperar uns 4 anos pela cirurgia, Rose, sozinha em casa, cortou ela própria os testículos na sua casa de banho, em Trondheim em Fevereiro deste ano.

De seguida contactou o St. Olavs Hospital, que enviou uma ambulância, tendo sido posteriormente tratada e operada.

"A testosterona era uma ameaça para a minha vida" afirmou Rose, agora mais feliz por o seu corpo já não produzir tanto hormônio masculino.

A clínica de Oslo é a única que providencia tratamento a transexuais na Noruega e, contactada, recusou discutir casos individuais, uma forma muito usual quando se quer fugir, muito usada em Portugal também. No entanto, negou haver um problema com as repetidas negações que vêm acontecendo.

Muitas das trans a que foi negado o tratamento e cirurgias, se têm dinheiro, vão para o estrangeiro fazer os seus processos, mas aquelas que não têm posses suficientes ficam sem saídas, o que provoca actos como este.

Fonte:

Portugal Gay

segunda-feira, 20 de julho de 2009

ESPANHA: Mulher transexual agredida em centro desportivo

Conforme foi publicado no site Portugal Gay, dia 17/07/09, uma mulher transexual de 35 anos foi atacada na semana passada num centro desportivo municipal em Gijón.

De acordo com a sua história, a mulher tentou entrar no vestiário feminino, mas como a sua documentação ainda tem inscrito que o seu sexo é masculino, foi recusada a sua entrada. Ao entrar no vestiário masculino, alguns utentes deram-lhe uma surra.

A vítima foi atendida no hospital de Cabueñas, onde lhe foi posto um colarinho. Mais tarde foi a uma delegacia com a notificação das lesões, onde denúnciou a ocorrência.

O colectivo Xente Gai Astur (XEGA) afirmou ter estado com a mulhere e que está a avaliar a possibilidade de oferecer apoio jurídico. No jornal asturiano La Voz de Asturias, o grupo manifestou a sua indignação por "uma pessoa ter sido agredida por causa da sua condição sexual", e explicaram que o assalto tinha sido de "grande violência".

Segundo a XEGA não é a primeira vez que recebeu um tratamento humilhante pela sua condição de transexual. "Causaram-lhe contusões sérias", disse representante da associação, "esteve vários dias de repouso absoluto em casa e de colarinho".

O centro desportivo recusou-se a avaliar se o ataque poderia ter sido evitado, permitindo que a mulher usasse o vestuário feminino. "Antes queremos reunir-nos com a administração do ginásio", disse um representante da ONG. A mulher ia a esse ginásio por prescrição médica e tinha que usar assiduamente a sauna.

Fonte:
Portugal Gay

PERÚ: 470 vítimas desde 2005

Segundo informações divulgadas dia 17/07/09, pelo site Portugal Gay, os crimes homofóbicotransfóbicos no Perú reclamaram desde 2005 cerca de 470 vítimas, informou Jorge Alberto Reyes Chávez, presidente do Consejo Directivo del Movimiento Homosexual de Lima.

Numa entrevista, Reyes Chávez disse que "apenas entre Maio e Junho deste ano foram mortas cerca de 40 pessoas, e que muitos casos não são denunciados por medo."

Especificou que estão documentadas em média 70 mortes por ano desde 2005, existindo pelo menos 30 adicionais não ventiladas na imprensa, num país onde a homofobia e a transfobia são muito fortes.

"E não estamos a contar com as vítimas de áreas rurais, portanto, estamos a falar de pelo menos cem pessoas por ano que perdem as suas vidas de forma violenta", acrescentou. O perfil das vítimas é maioritariamente de Travestis, Transexuais e gays na casa dos 30 anos.

Exigiu a inclusão no Código Penal o conceito de crime de ódio com base na orientação sexual e na identidade de género como factor agravante nos casos de agressão ou homicídio.

Assinalou também que se procura que o Congreso de la República aprove uma lei sobre a igualdade e a não discriminação que garanta que trans, lésbicas, gays e bissexuais possam exercer plenamente os seus direitos como cidadãos peruanos que são.

Fonte:

Portugal Gay

REINO UNIDO: Queixa contra colunista transfóbico do Sun

Conforme foi publicado no site Portugal Gay, recentemente na Sexta-feira, 17/07/09, dezenas de membros da Queer Youth Network queixaram-se de um colunista do Jornal Sun, que descreveu a mudança de sexo como "desorientada" e "um pouco doentia", num artigo em que se referia a Kim Petras, a mais jovem mulher transexual operada.

A organização também formalizou uma queixa junto da Press Complaints Commission.

A cantora alemã Kim Petras submeteu-se a uma CRS há um ano, tendo tido de lutar contra a lei, que só autorizava essa cirurgia a partir dos 18.

O colunista e apresentador de rádio descreveu-a como "triste e algo doente", continuando para uma descrição da CRS como uma "drástica mutilação corporal" e comparando-a a Michael Jackson.

David Henry, da Queer Youth Network, deseja que Gaunt peça desculpas, apesar do Sun ser um tablóide dedicado a coscuvelhices sobre celebridades misturado com sensacionalismo, mas que desumanizar e menosprezar desta maneira é completamente inaceitável e potencialmente denegridor para muitos jovens que já nas suas vidas diárias são ridicularizados e atormentados.

Fonte:

Portugal Gay

EUA: Justiça para Lateisha (Teish) Green

Conforme foi publicado ontem, dia 19/07/09, no site Portugal Gay, no primeiro julgamento depois da nova lei sobre crimes de ódio, o júri que deliberava sobre o assassinato de Lateisha Green ocorrido em Novembro passado em Syracuse, considerou Dwight DeLee, de 22 anos, culpado.

Green e o seu irmão Mark Cannon estavam sentados num carro em Seymour Street quando foi disparado um tiro contra o carro, atingindo Teish mortalmente.

De acordo com as definições legais norte-americanas, o júri não condenou DeLee de assassínio por ódio em segundo grau, que seria mais vexatório, somente por homicídio por ódio do primeiro grau. "A justiça foi feita, mas nunca mais veremos Teish de novo", disse um tio da vítima.

Este não é somente o primeiro julgamento por crime de ódio no condado de Onondaga, mas é também a primeira condenação por ódio envolvendo uma mulher transexual no estado de New York e o segundo no país.

DeLee foi também considerado culpado por posse criminal de arma, estando a leitura da sentença marcada para 18 de Agosto. DeLee enfrenta uma pena mínima de 10 anos numa prisão estadual, podendo ir até um máximo de 25 anos.

Fonte:

Portugal Gay

Paulista até 2020: ABGLT reforça pedido a Kassab

Segundo informações divulgadas pelo site Do Lado, hoje(20/07/09), o presidente da ABGLT reforçou pedido para manter a Parada do Orgulho na Avenida Paulista.

Na última quinta-feira (17) a ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) enviou uma carta ao prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, solicitando a permanência da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo na Avenida Paulista até 2020.

Quem assina a carta é o presidente da ABGLT, Toni Reis, reforçando o pedido feito pela APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo) no começo de Julho. Confira abaixo as duas cartas.
Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

Ofício PR 396/2009 (TR/dh) Curitiba,
17 de julho de 2009

Ao: Exmo. Sr. Gilberto Kassab
Prefeito de São Paulo

Assunto: Manutenção dos locais de realização dos eventos do Orgulho LGBT na cidade de São Paulo

Senhor Prefeito,

A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), fundada em 1995, é uma entidade nacional que congrega 226 organizações que defendem a cidadania dos milhões de pessoas LGBT do Brasil.

A atuação da ABGLT integra os esforços de organizações de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) que há 30 anos vêm trabalhando em todo o Brasil para promover a cidadania e a igualdade de direitos dessa população, tradicionalmente marginalizada.

Nos últimos dez a quinze anos, a força desse movimento pela cidadania vem se manifestando para toda a sociedade por meio das Paradas do Orgulho LGBT, sendo que São Paulo foi entre as primeiras cidades a embarcar nessa iniciativa. Hoje, seguindo esse exemplo, são realizadas mais de 150 paradas em todo o país.

As Paradas são fundamentais para tornar visível para a sociedade como um todo e para os governantes nas três esferas as reivindicações desse movimento social no que diz respeito à igualdade de direitos e políticas públicas inclusivas, bem com desmistificar a vivência LGBT e desconstruir preconceitos a seu respeito.

A essência das Paradas é a sua visibilidade. Por isso são realizadas em locais estratégicos que simbolizam para as pessoas LGBT, para a população em geral - e até para a nação no caso de São Paulo - o epítome da vida cultural, política e econômica.

É contrária e contraproducente ao propósito de visibilidade das Paradas a sua realização em locais afastados desses centros, afetando inclusive a escala da participação do público e o reflexo disso nas economias dos municípios.

Assim sendo, vimos reforçar a solicitação da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, de que o percurso da Parada de São Paulo permaneça sendo – minimamente para os próximos dez anos – a Avenida Paulista e a Rua da Consolação, e que seja mantido o Vale do Anhangabaú como local que sedia a Feira Cultural LGBT, por serem locais que simbolizam tudo o que foi exposto no parágrafo anterior, servindo inclusive para promover a autoestima da própria população LGBT, ao se ver publicamente afirmada nesses logradouros simbólicos da cidade e da nação brasileira.

Na expectativa de sermos atendidos, estamos à disposição.

Respeitosamente

Toni Reis
Presidente

Ofício nº. 0061 /2009
São Paulo, 06 de Julho de 2009.

Sr. Gilberto Kassab,
Excelentíssimo Prefeito do Município de São Paulo,

A marcha pela afirmação de direitos humanos da população LGBT na cidade de São Paulo, por meio da realização de Paradas do Orgulho, é bastante expressiva. Por 13 anos consecutivos, realiza-se na Avenida Paulista a maior manifestação política de promoção da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais do planeta, tendo reunindo nos últimos dois anos mais de 3 milhões de pessoas.

A defesa dos direitos da população LGBT ganha destaque por destinar-se a primar pelo respeito e tolerância à diversidade humana, sendo capaz de afirmar a existência de todos os indivíduos, sem que isso implique a negação de sua cidadania e direitos dela decorrente. Como expressão desses direitos surgiram as Paradas do Orgulho LGBT, manifestações políticas cujo objetivo fundamental centrava-se em tornar visíveis lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Diante de tais fatos expostos, a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo, inscrita no CNPJ nº 03.308.506/0001-50, situada a Praça da República nº 386 – sala 22 – Vila Buarque, solicita autorização para a realização.

Da FEIRA CULTURAL, no Vale do Anhangabaú:

X Feira Cultural, em 03 de junho de 2010;
XI Feira Cultural, em 23 de junho de 2011;
XII Feira Cultural, em 07 de junho de 2012;
XIII Feira Cultural, em 30 de maio de 2013;
XIV Feira Cultural, em 19 de junho de 2014;
XV Feira Cultural, em 04 de junho de 2015;
XVI Feira Cultural, em 26 de maio de 2016;
XVII Feira Cultural, em 15 de junho de 2017;
XVIII Feira Cultural, em 31 de maio de 2018;
XIX Feira Cultural, em 20 de junho de 2019;
XX Feira Cultural, em 11 de junho de 2020;

Da PARADA DO ORGULHO LGBT DE SÃO PAULO, Paulista e Rua da Consolação, das:

XIV Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, em 06 de junho de 2010;
XV Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, em 26 de junho de 2011;
XVI Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, em 10 de junho de 2012;
XVII Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, em 02 de junho de 2013;
XVII Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, em 22 de junho de 2014;
XIX Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, em 07 de junho de 2015;
XX Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, em 29 de maio de 2016;
XXI Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, em 18 de junho de 2017;
XXII Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, em 03 de junho de 2018;
XXIII Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, em 23 de junho de 2019;
e XXIV Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, em 14 de junho de 2020.

Solicitamos, ainda, que, como Manifestações constantes do calendário oficial da Cidade e sua importante arrecadação, seja observado que os espaços estejam livres de qualquer entraves a suas realizações.

Certos da importância de tais realizações, por diversas vezes manifestadas por VSa.,

Com todo o nosso apreço,

Alexandre Santos
Presidente da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo

Fonte:
Do Lado

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Vaticano elogia o escritor Oscar Wilde

Conforme informações publicadas pelo site Do Lado, hoje, dia 17/07/09 - Após ter sido tratado como um pervertido, Oscar Wilde é elogiado pelo Vaticano.

O Vaticano elogiou o trabalho do escritor Oscar Wilde, apesar de tê-lo chamado de um “degenerado imoral” no passado.

O jornal L’Osservatore Romano, que funciona como porta-voz do Papa Bento XVI, descreveu o escritor bissexual como “uma constante busca pelo belo, mas também por Deus”.

Wilde, que cumpriu pena de dois anos de trabalho forçado por sua “postura indecente”, se converteu ao catolicismo em seu leito de morte.

Ele era casado e pai de dois filhos, mas foi preso em 1895 por sua relação com o Lord Alfred Douglas e logo após preso em Reading, onde ele escreveu “A Balada do Cárcere de Reading (The Ballad of Reading Gaol)”.

O Vaticano continuou os elogios: “Wilde é um homem abençoado pois mesmo após 100 anos de sua morte, suas obras não foram esquecidas e continuam como um enorme sucesso de vendas”.

Os comentários foram recebidos com surpresa pelos jornais e comunicadores.

Em dezembro, o Papa Bento XVI revelou que a existência de homossexuais é uma ameaça tão grande à humanidade quanto a extinção das florestas tropicais. Ele ainda disse que os homens deveriam preservar a raça humana e respeitar a essência natural de homem e mulher.

Fonte:
Do Lado

Homem assassinado no RS pode ter sido vítima de homofobia

A Redação do site da revista A Capa, publicou hoje(17/07/09), com informações que lhe foram concedidas pela Agência de Notícias da Aids, que Marcos Alexandre Ramos Rodrigues, 33, foi encontrado morto na manhã do último sábado (11/07) no município de Viamão (RS). De acordo com o jornal Zero Hora, a vítima apresentava sinais de pelo menos dois tiros na cabeça, além de outros ferimentos graves. O advogado Gustavo Bernardes, do Grupo Somos, vai acompanhar o caso e já levantou suspeita de homofobia porque o corpo estava seminu e com diversos preservativos no local do crime.

Segundo o advogado, a forma como a vítima foi encontrada é semelhante a outros crimes cometidos por homofobia. "Isso devido principalmente à forma violenta que se deu a situação. Para matar uma pessoa, não seria necessário tanta coisa, como dois tiros na cabeça, além dos ferimentos, e o corpo estava seminu", disse Bernardes à Agência de Notícias da Aids.

O advogado diz também que a família estaria enfrentando dificuldades no acesso às informações sobre a investigação do caso. Por isso, oficiou pedidos de acompanhamento da história ao Ministério Público do Rio Grande do Sul.

No entanto, o delegado que cuida do caso, Cleiton Silvestre Munhoz de Freitas, da 1ª Delegacia de Viamão, diz que está prestando todas informações necessárias. "O principal suspeito é viciado em crack, foi menor infrator, causou problemas e já foi preso por roubo de acordo com o artigo 157 (do Código Penal)", explicou. Mesmo assim, ele ainda não teve prisão preventiva decretada. "Não temos nenhuma prova, precisamos de bastante materialidade", alegou. Para ele, o suspeito pode ter matado Marcos para subtrair objetos e trocar por pedras de droga.

"Peço para que as pessoas que possuam informações entrem em contato com a delegacia para nos ajudar no caso", disse o delegado.

Fonte:
A Capa

Movimento Gay promove campanha solidária

Segundo informações divulgadas hoje, 17/07/09, a ONG mineira (Movimento Gay de Alfenas) realizou campanha para recolher agasalhos e cobertores.

Durante a V Semana Sul Mineira da Diversidade Sexual, realizada entre 20 a 28 de Junho, o Movimento Gay de Alfenas (MGA) promoveu a campanha MGA Solidário, recolhendo agasalhos e cobertores para doar à instituições de caridade.
A campanha arrecadou um total de 500 peças de roupas, 100 pares de sapatos e alguns cobertores, que foram organizados e divididos na sede da ONG e distribuídos para diversas instituições de caridade da cidade.

Parabéns ao Movimento Gay de Alfenas pelo belo trabalho e grande exemplo de cidadania.

Conheça mais sobre o trabalho da ONG em http://www.mga.org.br/.

Fonte:

Do Lado

Portugal proíbe gays de doarem sangue

Segundo informações publicadas hoje,17/07/09, pela Redação do site da revista A Capa, em documento enviado hoje à presidência do Conselho de Ministros pelo Ministério da Saúde de Portugal, foi definido que homossexuais portugueses, do sexo masculino, estão proibidos de doarem sangue.

O presidente do Instituto Português de Sangue, Gabriel Olim, declarou que "ser homossexual é um comportamento de risco", portanto, deve-se eliminar esses doadores. Porém, ressaltou que não se trata de uma atitude de descriminalização à orientação sexual.

Aqui no Brasil, acontece o mesmo. Em setembro do ano passado, o Ministério da Saúde confirmou que gays e homens que fazem sexo com outros homens (HSH) não podem ser doadores de sangue. Segundo os representantes do Ministério, os grupos "mantêm conduta de risco de infecção de doenças como Hepatite B, C e Aids".

Fonte:
A Capa

quinta-feira, 16 de julho de 2009

SP: Prefeitura terá primeiro grupo de servidores públicos LGBT

Conforme foi publicado pela Redação do site Mix Brasil, recentemente, dia 14/07/09 - A Secretaria Municipal de Participação e Parceria, através da CADS (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual) realiza no dia 6 de agosto reunião de criação do grupo de servidores públicos gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e simpatizantes da Prefeitura da cidade de São Paulo.

O grupo LGBTeS da Prefeitura Municipal de São Paulo nasce com objetivo de dar visibilidade aos funcionários homossexuais, transgêneros e suas especificidades. A ideia surgiu depois de uma ação da Coordenadoria solicitando voluntários para a 13ª Parada do Orgulho LGBT. "Mais de 200 voluntários se apresentaram, foi uma surpresa para nós. Percebemos a necessidade desses funcionários em se reunir para discutir e colaborar com a Cads e a Prefeitura", diz o Coordenador Franco Reinaudo.

O grupo é um ótimo espaço para fomentar a discussão de temas de interesse comum, o segmento LGBT e do funcionalismo público com liberdade de expressão. A primeira reunião do grupo LGBTeS acontecerá no auditório da a partir das 18h e será aberta a qualquer funcionário da prefeitura que estiver interessado, bastando entrar em contato com a Coordenadoria através do telefone 3113.9749.

Fonte:

Mix Brasil

Kassab cria comissão para analisar eventos na Paulista _mas não cita Parada Gay

Segundo informações divulgadas pela Redação do site Mix Brasil, ontem dia 15/07/09 - O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab criou uma comissão técnica para analisar os eventos que acontecem na Paulista, mas só cita a São Silvestre e o Réveillon _a Parada Gay não é lembrada.

A notícia foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira, 14. Segundo a nota, a SPTuris irá gerir a comissão. Resta saber se a não menção da Parada na nota significa que a Prefeitura já descartou a possibilidade de realizá-la na Avenida ou se, pelo contrário, ela fica na Paulista de qualquer forma.

Fonte:

Mix Brasil

Igreja Episcopal dos Estados Unidos passa a permitir ordenação de gays e lésbicas para todos os postos

Segundo informações publicadas pela Redação do site Mix Brasil, ontem dia 15/07/09 - A Igreja Episcopal dos Estados Unidos _braço dos Anglicanos no páis_ acaba de anunciar que gays e lésbicas são elegíveis "para todo ministério ordenado". A decisão deve irritar a ala conservadora Anglicana que previa a protelação desta decisão.

Ameaçados anteriormente por terem permitido a consagaração de um homossexual como Bispo, os líderes norte-americanos deixaram claro que pretendem ainda fazer parte da comunhão anglicana mundial mesmo depois desta decisão. Anglicanos conservadores, contudo, preveem um cisma dentro da Igreja por conta desta decisão. A Igreja Episcopal abriu o debate em 2003, ao consagrar o primeiro bispo gay assumido, V. Gene Robinson (foto). Deste momento em diante, prevendo um cisma dentro da Igreja, em especial com as dioceses africana, o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, líder espiritual do anglicanismo, vem lutando para evitar um cisma na igreja. Sua estratégia sempre foi protelar o debate para o futuro.

A medida de permitir a odernação em qualquer posto (sacerdote, bispo...) a homossexuais foi tomada na Convenção Geral Episcopal, reunida em Anaheim, e só vale para as dioceses norte-americanas. Segundo a resolução, que chegou à imprensa nesta quarta-feira, 15, "Deus chamou e poderá chamar gays em relacionamentos firmes para qualquer ministério ordenado na igreja".

Fonte:
Mix Brasil

quarta-feira, 15 de julho de 2009

"Homossexualidade amedronta mais que incesto", diz diretor do filme Do Começo ao Fim

Segundo informações divulgadas pela redação do site da Revista A Capa, ontem dia 14 de julho, foi publicada no mesmo dia, no jornal O Globo, a matéria "Patrocínio Negado", do jornalista Mauro Ventura, que revela as dificuldades que produtores e cineastas enfrentam para conseguir patrocínios para seus filmes. Dentre eles, está o longa "Do Começo ao Fim", de Aluizio Abranches, que conta a história sobre a relação amorosa de dois irmãos.

"Homossexualidade dá um medo danado, ainda mais quando é tratada com a maior naturalidade", disse Aluizio Abranches.

Orçado em R$ 1,2 milhões, "Do começo ao Fim" só conseguiu até agora dois patrocinadores privados - um deu R$ 100 mil, e outro, R$ 200 mil. No entanto, nenhum dos dois investidores quer aparecer.

"O incesto é muito inusitado. A homossexualidade ronda mais a sociedade, logo, amedronta mais", completou Aluizio.

Para continuar, o cineasta segue confiante na bilheteria de "Do Começo ao Fim". Mas afirma que, mesmo que não estivesse, ainda assim não desistiria. "Não quero me sentir obrigado a fazer um policial ou uma comédia só para poder exercer minha profissão. Se eu for obrigado a fazer só o que dá certo, só a fórmula, não estarei me expressando. Aí vou ser concierge de hotel."

Fonte:
A Capa

"Querem implantar uma ditadura gay", diz psicóloga que tenta "curar" homossexualidade

"Para a psicologia, a homossexualidade é uma experiência humana e não um desvio patológico como acreditavam profissionais que ofereciam tratamento de cura até a aprovação da determinação pelo conselho. 'A resolução proíbe o psicólogo de tratar a escolha homoafetiva como um problema de saúde e muito menos oferecer tratamento e cura para isso. Foi com essa compreensão que editamos essa resolução [criada no dia 22 de março de 1999 pelo Conselho Federal de Psicologia - CFP] que hoje nos dá muito orgulho de estarmos comemorando', disse Verona'[o presidente da CFP - Humberto Cota Verona]."
Fonte: Agência Brasil - http://www.agenciabrasil.gov.br/


Caros Leitores, observem o fragmento acima que faz parte de uma matéria publicada no dia 24 de março desse ano, e que trata sobre a questão da Resolução do CFP( Conselho Nacional de Psicologia) que completou agora dez anos. Infelizmente ainda há pessoas que usam de sua profissão para servir de uma expansão de seu preconceito, usando-a como um braço do mesmo. Tomando uma postura desprovida de qualquer ética. Como exemplo disso temos o caso da psicóloga Rozângela Alves Justino que novamente volta à cena...o material que segue possui por fonte o site da Revista A Capa, foi publicado pela redação do mesmo na tarde de ontem, dia 14 de julho de 2009. Para lerem o texto na íntegra, de onde foi extraído o fragmento com o qual abri esta postagem siga o link da Agência Brasil que está no final da mesma( O moderador).


Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, a psicóloga Rozângela Alves Justino, que corre o risco de perder o registro profissional por defender a "cura" de gays, classificou a homossexualidade como "doença" e afirmou que o movimento LGBT tenta implantar uma "ditadura gay".

"[A homossexualidade] é uma doença que estão querendo implantar em toda sociedade. Há um grupo com finalidades políticas e econômicas que quer estabelecer a liberação sexual, inclusive o abuso sexual contra criança", disse Justino. "Esse é o movimento que me persegue e que tem feito alianças com conselhos de psicologia para implantar a ditadura gay", continuou.

Para a psicóloga, os projetos de lei como o PLC 122, que criminaliza a homofobia no Brasil, tentam "cercear o direito de expressão, de pensamento e científico". Justino se diz perseguida e afirma ser vítima de censura. "Eles [os homossexuais] foram queimados na Santa Inquisição e agora querem criar a Santa Inquisição para heterossexuais", declarou.

Na entrevista, Justino disse ainda que "a maioria dos gays foi abusado sexualmente na infância e sentiu prazer nisso". "Normalmente o autor do abuso o comente com carinho. Então a criança pode experimentar prazer e acabar se fixando", justificou.

No próximo dia 31, o Conselho Federal de Psicologia julga a cassação do registro profissional da terapeuta. Resolução do próprio conselho proíbe há dez anos os psicólogos de lidarem a homossexualidade como doença e recrimina a indicação de qualquer tipo de "tratamento" ou "cura".

O repórter da Folha, Vinícius Queiroz Galvão, passou-se por paciente e pagou R$ 100 (Justino havia cobrado anteriormente R$ 200) pela sessão. Durante a conversa com a psicóloga, ela recomendou orientação religiosa na Igreja Evangélica, da qual se diz adepta. "Tenho minha experiência religiosa que eu não nego. Tudo que faço fora do consultório é permeado pelo religioso. Sinto-me direcionada por Deus para ajudar as pessoas que estão homossexuais", disse.

Líderes do movimento LGBT, como Toni Reis, presidente da ABGLT e Cláudio Nascimento, superintendente da Secretaria de Direitos Humanos do Rio, falaram à reportagem e criticaram a psicóloga. "Se absolvê-la, o Conselho Federal de Psicologia vai referendar a tese de que é possível 'curar' gays", disse Toni Reis.

Para a Sociedade Americana de Psiquiatria, a homossexualidade deixou de ser considerada uma "doença" em 1974, decisão seguida pela Organização Mundial da Saúde uma década depois.

Fonte(s):
A Capa
Agência Brasil

terça-feira, 14 de julho de 2009

Americano “casado” com brasileiro consegue visto

Segundo foi publicado no site Do Lado , hoje dia 14/07/09, foi reconhecida recentemente a união estável entre um americano e um brasileiro.

Alguns passos estão sendo dados no que diz respeito aos direitos LGBT no Brasil. No final de Junho, um americano ganhou na Justiça o direito de permanecer legalmente no país por ter uma união estável com um mato-grossense.

A decisão inédita surpreendeu já que o direito é concedido apenas a estrangeiros com casamentos frutos de uma relação heterossexual.

Informações do Portal G1 revelam que Christopher Woodward Bohla e Zemir Moreira Magalhães estão juntos há 11 anos e em 2008 conseguiram o reconhecimento da união pela Justiça de Goiás. O próximo passo foi entrar com uma ação na Justiça Federal para garantir a permanência de Bohlander no pais.

Para o advogado do casal, Yuri de Oliveira Pinheiro Valente, a decisão representa um avanço muito grande.“O Judiciário está dando provas de que a legislação precisa acompanhar as mudanças da sociedade”, revelou Yuri.

Fonte:
Do Lado

Goiás aprova Dia Estadual de Combate à Homofobia

Segundo informações publicadas no site Do Lado, hoje dia 14/07/09. O Estado lidera a lista de estados mais homofóbico da região Centro-Oeste.

Alguns projetos do Governo de Goiás foram aprovados em segunda votação, na noite do dia primeiro de Julho.

Dentre eles, diversos projetos de lei do deputado Júlio da Retífica (PSDB) saíram do papel, como a instituição do dia 17 de Maio como o Dia Estadual de Combate à Homofobia.

Segundo o parlamentar, a proposta pretende levantar o assunto para discussão e reflexão da sociedade, já que Goiás ficou em primeiro lugar no ranking de estados, da região Centro-Oeste, onde há mais assassinatos de homossexuais.

No dia 17 de Maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou que a homossexualidade não era uma doença mas sim uma condição tão natural quanto à heterossexualidade.

Fonte:
Do Lado

Tribunal de Justiça de SP não reconhece união gay

Segundo informações publicadas no site Do Lado, hoje dia 14/07/09 - União gay de 21 anos não foi reconhecida em decisão quase unânime.

Com a morte de seu parceiro após 21 anos de casados, o companheiro sobrevivente requereu o reconhecimento da união estável e o direito à herança, com lavratura da escritura de imóvel em seu nome.

Uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo negou o recurso, argumentando que a legislação brasileira considera o “casamento” uma união entre homem e mulher e, enquanto isso não for alterado, não há possibilidade de que outros tipos de relacionamentos sejam reconhecidos como união estável dentro da lei.

O companheiro que faleceu não tinha ascendentes ou descendentes, e o único “parente” próximo é o seu parceiro.

Apenas o desembargador Caetano Lagastra, que decidiu revelar seu voto mesmo em uma votação privada, foi a favor do reconhecimento da união e lembrou que caso semelhante já havia sido aprovado na Câmara.

“[A Câmara] já apreciou caso análogo, admitindo a possibilidade jurídica do pedido de reconhecimento de união estável entre homossexuais. (…) Em respeito aos princípios fundamentais da liberdade, igualdade e dignidade da pessoa humana, não se pode negar o reconhecimento da união estável em razão da orientação sexual da pessoa”, concluiu o desembargador com voto vencido.

com informações JusBrasil - http://www.jusbrasil.com.br/

Fonte:

Do Lado