sexta-feira, 24 de julho de 2009

"Sou diabético e estou perdendo a ereção. O que devo fazer?"

João Batista Pedrosa, psicólogo (CRP 06/31768-3) e autor do livro Segundo Desejo (Iglu), publicou o seguinte material, que aqui disponibilizo, no site da revista A Capa, hoje - 24/07/09, respondendo a uma pergunta que lhe foi enviada:
" Pergunta: Pedrosa, estou perdendo a ereção constantemente nas minhas relações com meu namorado, não chego até o fim. Sou ativo. Tenho 48 anos e há seis meses comecei a ficar diabético. Estou preocupado com isso, o que devo fazer, pois li em algum lugar que a diabetes pode provocar isso, é verdade? Lino (Campinas - SP)."

Você apresenta um quadro de Disfunção Erétil que é a incapacidade persistente de manter a resposta sexual, através da ereção peniana, satisfatória para a relação sexual. É a queixa mais comum entre homens na área sexual. Segundo pesquisa do projeto Sexualidade do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo - USP, realizada em 2003 com 7.103 indivíduos em 13 estados brasileiros, só 66,5% dos homens brasileiros relatam terem ereções penianas satisfatórias para relações sexuais e 1,7% relatam ter Disfunção Erétil completa.

A maioria dos casos de Disfunção Erétil é de origem não-orgânica. As principais causas orgânicas são: doença arterial obstrutiva de causa arterosclerótica ou traumática do sistema vascular pélvico e peniano, que diminui o fluxo de sangue e reduz a sensibilidade peniana; alterações nos nervos, enfermidades ligadas ao alcoolismo e a diabetes; alterações da produção hormonal, diminuição da testosterona e hipotirodismo, dentre outras.

Os principais fatores de risco ligados a Disfunção Erétil são: hipertensão arterial, insifuciência coronária, esclerose múltipla, operações realizadas na pelve, uso de agentes tóxicos, como: nicotina, álcool, maconha, cocaína, dentre outras. Lino, te aconselho a procurar logo um médico clínico geral e um urologista para uma avaliação do seu caso, já que você relata que é diabético. A diabetes, sim, pode provocar a Disfunção Erétil. Receba meu abraço fraterno!

Fonte:

A Capa

Nenhum comentário: