sexta-feira, 31 de julho de 2009

Conselho Federal de Psicologia mantém censura pública a psicóloga que afirma curar gays

Marcelo Cia, membro da equipe do site Mix Brasil, publicou hoje (31/07/09), no site, que o Conselho Federal de Psicologia em decisão proferida nesta sexta-feira, 31, manteve punição à psicóloga Rozângela Justino por seu trabalho clínico de converter homossexuais à heterossexualidade. A punição de "censura pública", dada anteriormente pelo órgão, foi contestada pela psicóloga mas o Conselho resolveu mantê-la.

Estiveram na sessão, além de Rozângela, a assessoria do deputado federal Paes de Lira, aliado neste caso à psicóloga, além de um pastor da igreja Bola de Neve e advogados. A punição é baseada na resolução do CFP, de 22 de março de 1999, na qual a entidade afirma que a homossexualidade "não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão", e, portanto, não cabem terapias para tratá-la.

O CFP manteve a punição que tinha sido aplicada à psicóloga pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro. O presidente do CFP, Humberto Verona, explicou que a entidade não poderia agravar a punição, aplicando uma suspensão ou cassação do registro profissional, pelo fato de a própria psicóloga ter recorrido ao conselho.

Em blogs e sites ligados a igrejas evangélica que apóiam a conversão de gays e o trabalho da psicóloga, foram divulgados abaixo-assinados em apoio de Rozângela.
Nesta sexta-feira, 31, em seu próprio blog, Rozângela escreveu: "estou me sentindo muito bem acompanhada pessoal e tecnicamente por divesos advogados, e pelo pastor Rodrigo da igreja Bola de Neve-DF, além da Assessoria do Deputado Paes de Lira. Deus colocou diversos advogados e amigos ao meu redor. Milhares de pessoas em todo o Brasil oram por mim e em tudo vejo a mão de DEUS."

Em post publicado nesta quinta-feira, Rozângela escreveu: "Amanhã os ativistas do movimento pró-homossexualismo prometeram estar em frente ao CFP, mas nós não iremos fazer qualquer manifesto. Os manifestos em todo o Brasil e até mesmo por parte de irmãos do exterior serão através das orações a Deus. Peço que não orem somente por mim, mas para Deus manifestar o seu poder diante dos próprios ativistas para que eles conheçam a Sua soberania. E vamos aguardar a palavra final que é dELE, pois além dEle não há DEUS!
Paz e todo o bem.
Rozangela".

A decisão contra a psicóloga foi decretada. Cabe agora o pedido de cassação de seu registro profissional. Este pedido deve ser feito por algum paciente que tenha se sentido prejudicado pelo tratamento ou por uma entidade LGBT.

Fonte:

Mix Brasil

Nenhum comentário: